EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Fernanda de Cordoba Lanza

Fernanda C. Lanza é Professora do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO da UFMG, Belo Horizonte-MG. Concluiu o doutorado em 2009, pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal da São Paulo (UNIFESP) e posteriormente realizou o pós-doutorado (2016), ambos com temática relacionada a função pulmonar de lactentes, fisioterapia respiratória, e doença pulmonar crônica na infância. Em 2017, participou de Short-Fellowship na Utrecht Medical University, Utrecht Holanda, em fisiologia do exercício em pediatria. Previamente, graduou-se em Fisioterapia pela Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande MS (1999). Obteve sua formação na assistência e na pesquisa pela Disciplina da Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na qual cursou pós-graduação lato sensu em Fisioterapia Respiratória (2000) e Mestrado em Ciências (Medicina, 2002). Profissionalmente atuou em Hospitais na cidade de São Paulo-SP, seguido da docência (desde 2002) ministrando disciplinas de Fisioterapia Respiratória, Supervisão de Estágio Hospitalar, UTI e enfermaria, em especial na população infantil (pediatria e neonatologia). Compõe o Departamento de Pediatria da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), e possui título de Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal e em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR/COFFITO. (Texto informado pelo autor)

Fernando Vítor Lima

Possui mestrado em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física (1996) e doutorado em Ciência do Deporto pela Universidade do Porto (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em treinamento esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: musculação, treinamento, força e esteróides anabolizantes.

Veja mais informações no Somos UFMG

Flávia da Cruz Santos

Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, Doutora em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como Professora Adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais, na graduação e no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Seus temas de interesse são: Estudos do Lazer, História do Lazer, História do Esporte, História da Educação Física, História da Educação e Políticas Públicas de Lazer e Esporte. É pesquisadora do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ), e tutora do PET - Educação Física e Lazer.

Franco Noce

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM - 2010). Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG. É membro do Managing Council da ISSP (2013-2017) e membro do conselho editorial de diversos periódicos científicos. Tem experiência na área de Educação Física e Psicologia do Esporte, atuando principalmente com o esporte de alto desempenho. Destacam-se a preparação da Equipe de Futebol de Campo da Arábia Saudita (Copa do Mundo Alemanha 2006), Comitê Paraolímpico Brasileiro (Paraolimpíadas Atenas 2004 e Pequim 2008), Sada/Cruzeiro (2009-2010) e diversas outras seleções nacionais (voleibol, tênis, futebol).

Veja mais informações no Somos UFMG.

Gibson Moreira Praça

Professor Adjunto no Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Membro do Centro de Estudos de Cognição e Ação - CECA. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: métodos e modelos de ensino dos esportes coletivos; análise de jogo em Futebol e Futsal; pequenos Jogos no Futebol. Atuação profissional relacionada ao treinamento técnico-tático e a avaliação do desempenho no Futebol. 

Gisele Beatriz de Oliveira Alves

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e mestrado em Engenharia de Produção - Concentração Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Reabilitação Física e Saúde do Trabalhador.

Veja mais informações no Somos UFMG

Gisele de Cássia Gomes

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1986), mestrado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência clínica e de pesquisa na área de Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, fisioterapia, atividade física e envelhecimento, traumatologia, idosos amputados, marcha e tarefa dupla, equilíbrio e cognição.

Veja mais informações no Somos UFMG

Guilherme Menezes Lage

Bacharel em Educação Física (1999), especialista em Treinamento Esportivo (2001), mestre em Educação Física (2005) e doutor em Neurociências pela UFMG (2010). É professor Adjunto I da UFMG. É pesquisador do: 1) Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) da UFMG; 2) Grupo de Pesquisa em Ensino, Controle e Aprendizagem na Performance Musical da UFMG (ECAPMUS); (3) Laboratórios Integrados de Neurospicologia (LINEU) (UFMG-USP-UFRJ-UFRBA). Tem experiência no estudo do Comportamento Motor, atuando principalmente no estudo do controle manual por meio (1) da análise neurocomportamental dos fatores que interferem na aprendizagem motora (ex., interferência contextual); (2) da análise anátomo-funcional de áreas e hemisférios cerebrais; (3) da associação com aspectos neuropsicológicos e genéticos. É membro da 1) Sociedade Brasileira de Comportamento Motor, 2) Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e 3) North American Society for Sport Psychology and Physical Activity (NASPSPA).

Veja mais informações no Somos UFMG

Gustavo Henrique da Cunha Peixoto Cançado

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorando em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Fui professor da UNIPAC - Bom despacho, Fundação Cultural de Belo Horizonte, e professor substituto da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO).

Gustavo Pereira Côrtes

Graduado em Educação Física (UFMG) e Fisioterapia (Ciências Médicas). Bailarino e coreógrafo profissional especializado em Danças Brasileiras. Mestre em Educação, na linha de pesquisa em Sociologia da Educação, pela Faculdade de Educação da UFMG. Doutor em Artes, linha de pesquisa Artes da Cena, pela UNICAMP. Em 2012 e 2013 ministrou o curso de Danses Bresiliennes Tradionelles, como professor convidado da licenciatura em Dança da Université Paris VIII, na França. Desde 1997 é professor Adjunto efetivo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e colaborador do Curso de Dança na UFMG. Membro efetivo da Comissão Mineira de Folclore; Diretor do Grupo Sarandeiros, com diversas turnês Internacionais e vários trabalhos artísticos consagrados, no Brasil e no exterior. Coordenador do Grupo de pesquisas EDuDança, na UFMG.

Veja mais informações no Somos UFMG