EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Grupos de Pesquisa

  • Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Incapacidade e Trabalho
    Telefone: (31) 3409-4783
    Email: rosana.sampaio@pq.cnpq.br
  • Núcleo de estudos em Educação Física Escolar (ProEFE)
    Telefone: (31) 3409-5000
    Email: angelogariglio@hotmail.com
  • Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social (NAPrática)
    Telefone: (31) 3409-2333
    Email: dbortoli@eeffto.ufmg.br
  • Oricolé - Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer
    Telefone: (31) 3409-2335
    Email: oricole@yahoogrupos.com.br
  • OTIUM - Lazer, Brasil & América Latina
    Telefone: (31) 3409-2358
    Email: chris@eeffto.ufmg.br
  • Termorregulação e Mecanismos de Fadiga
    Telefone: (31) 3409-2328
    Email: danusa56@gmail.com / samuelwanner@eeffto.ufmg.br
  • Treinamento Esportivo
    Telefone: (31) 3409-2326
    Email: leszek@eef.ufmg.br
1 2 3

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Incapacidade e Trabalho

Trata-se de um núcleo multiprofissional dedicado a investigar e produzir conhecimento sobre os processos de incapacidade decorrentes do modo de trabalhar. Procura-se desenvolver e testar empiricamente instrumentos teórico-metodológicos para abordar criticamente as características do trabalho e os efeitos ä funcionalidade do trabalhador. O grupo tem produzido em três direções complementares: publicações; formação de recursos humanos e projetos de intervenção. Privilegia-se a interdisciplinaridade na definição dos temas e objetos de estudo, na construção teórico-metodológica e no retorno desta produção para a comunidade científica e para os serviços de saúde do trabalhador.

Líderes do Grupo: Profa. Rosana Ferreira Sampaio e Profa. Fabiane Ribeiro Ferreira


Telefone: (31) 3409-4783
Email: rosana.sampaio@pq.cnpq.br

Núcleo de estudos em Educação Física Escolar (ProEFE)

Desde sua criação, no início de 2001, o ProEFE constitui-se como lugar de produção, debate e circulação do conhecimento em Educação Física como integrante da educação escolar brasileira. Abordando-a como prática escolar, é neste espaço tomada como objeto, fonte e alvo de estudo, pesquisa, extensão. É isso que explica seu nome – são ações PRÓ EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Nossa principal proposta é o intercâmbio profissional e acadêmico de professores (as) e alunos (as) da área com vistas à problematização das práticas escolares de Educação Física, envolvendo questões de natureza diversa: sua história escolar, suas práticas de ensino, seus ordenamentos legais, as proposições de abordagens pedagógicas e de metodologias de ensino; o processo de escolarização de práticas corporais em seus programa; relatos de práticas escolares realizadas, dentre outros. Com isso o ProEFE almeja possibilitar um diálogo entre os que se envolvem com a Educação Física em escolas, mobilizando-os para trocas acadêmicas a partir das circunstâncias que os envolvem e das práticas que nelas realizam. É por isso mesmo, também um fórum permanente de formação de acadêmicos e professores da área.

 


Telefone: (31) 3409-5000
Email: angelogariglio@hotmail.com

Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social (NAPrática)

O Grupo de Pesquisa NAPrática tem como objetivo realizar estudos sobre a aprendizagem em diferentes práticas socioculturais, assinalando a relação lazer e educação. A intenção é focar em aspectos que possam desvelar relações sociais de aprendizagem que se revelam nas formas de participação e engajamento na prática. Os Projetos de Pesquisa, que já se encontram em andamento, abrangem temas que problematizam a relação Corpo, Cultura e Aprendizagem, com ênfase no aprender e no cotidiano. 

Líderes do Grupo: Prof. José Alfredo Oliveira Debortoli e Profa. Eliene Lopes Faria


Telefone: (31) 3409-2333
Email: dbortoli@eeffto.ufmg.br

Oricolé - Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer

A idéia do nome do grupo vem da proposta inicial de trabalho centrado na Orientação Coletiva (oricolé). O grupo surgiu junto com a proposta do Curso de Mestrado em Lazer da UFMG e além da realização das pesquisas individuais e de projeto coletivo, o grupo vem estabelecendo parceria com outros importantes centros de pesquisa no contexto Nacional, tais como: Anima (UFRJ), Grupo de Pesquisa em Lazer (GPL-Unimep) e Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/USP). As primeiras produções do grupo começam a serem publicadas em anais e coletâneas de eventos, bem como em capítulos de livros e periódicos Qualis/Capes.

Líderes do Grupo: Prof. Hélder Ferreira Isayama e Profa. Juliana de Alencar Viana


Telefone: (31) 3409-2335
Email: oricole@yahoogrupos.com.br

OTIUM - Lazer, Brasil & América Latina

Desde 2006, um grupo de docentes, pesquisadores e estudantes vinculados ao Centro de Estudos de Lazer e Recreação (CELAR) da EEFFTO/UFMG vem procurando ampliar os diálogos, intercâmbios e troca de experiências no contexto dos chamados países em desenvolvimento, como é o caso das nações que integram a América Latina.

Todavia, foi sobretudo em decorrência da realização da pesquisa: "Lazer na América Latina/Tiempo libre, ocio y recreación en Latinoamérica" que os primeiros estudos neste sentido foram realizados. Esta investigação contou com apoio do Ministério do Esporte e do SESI/DN; envolveu 16 participantes de 8 países latino-americanos e foi concluída em março/2009. O objetivo da pesquisa foi ampliar o diálogo sobre conhecimentos e experiências teórico-práticas sobre o lazer na América Latina. Seus resultados foram publicados em livro publicado pela Ed. UFMG (2009). O grupo de pesquisa vem realizando estudos, investigações, publicações, ciclos de debates, eventos e outras iniciativas.

Líderes do Grupo: Profa. Christianne Luce Gomes e Prof. Rodrigo Antonio Elizalde-Soto


Telefone: (31) 3409-2358
Email: chris@eeffto.ufmg.br

Termorregulação e Mecanismos de Fadiga

Desde a sua criação em 1989, Grupo de Pesquisa Termorregulação e Mecanismos de Fadiga tem apresentado uma evolução constante, tendo se consolidado nos últimos anos como uma referência na área de fisiologia do exercício, com inserção internacional e uma produção científica crescente e de excelente qualidade. Os pesquisadores do grupo atendem a convites para participação em eventos e bancas examinadoras no Brasil e no exterior, comissões oficiais de nível nacional, comissões editoriais nacionais e internacionais, assessorias e consultorias científicas e técnicas.

Projetos deste grupo recebem regularmente apoio financeiro e bolsas de Órgãos de Fomento (CNPq, CAPES, FAPEMIG e FINEP). Atualmente, o grupo envolve quatro professores: Dra. Danusa Dias Soares, Dr. Dawit Albieiro Pinheiro Gonçalves, Dr. Luciano Sales Prado e Dr. Samuel Penna Wanner. Docentes do grupo recebem bolsa de produtividade do CNPq. A vinculação do grupo com o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) da EEFFTO possibilita a realização de um número significativo de trabalhos interdisciplinares realizados com as áreas de Bioquímica, Engenharia, Fisiologia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição.

Líderes do Grupo: Profa. Dra. Danusa Dias Soares e Prof. Dr. Samuel Penna Wanner


Telefone: (31) 3409-2328
Email: danusa56@gmail.com / samuelwanner@eeffto.ufmg.br

Treinamento Esportivo

O Grupo de Pesquisa "Treinamento Esportivo", desde a criação do Laboratório de Avaliação da Carga - LAC (CENESP/UFMG) vem evoluindo sobre as questões relacionadas com o Treinamento Esportivo. Os pesquisadores do Grupo têm participado de eventos (nacionais e internacionais), bancas examinadoras, assessorias e consultorias profissionais a clubes e confederações esportivos, sem prejuízos à sua produção científica. Projetos do Grupo tem recebido apoio financeiro e bolsas de Órgãos de Fomento e do Ministério do Esporte. 

O Grupo esta vinculado com um programa de Pós-Graduação possibilitando assim, a realização de um número significativo de trabalhos interdisciplinares realizados com a Biomecânica, Fisiologia, Medicina, Engenharia e Fisioterapia, todos com resultados positivos representados por dissertações defendidas e artigos publicados. O Grupo tem contribuído, assim, com a formação de recursos humanos para atuação instituições de ensino superior, confederações e outras instituições ligadas a saúde e ao esporte.

Os projetos atualmente em andamento contemplam as seguintes questões científicas: métodos de treinamento esportivo, avaliação e registro da carga de treinamento esportivo, desenvolvimento de equipamentos e softwares para registros de variáveis do desempenho físico relacionados com o treinamento esportivo e saúde em geral, atividades aquáticas (natação e ciclismo aquático), efeitos da vibração mecânica no desempenho físico.

Líderes do Grupo: Prof. Leszek Antoni Szmuchrowski e Prof. Bruno Pena Couto


Telefone: (31) 3409-2326
Email: leszek@eef.ufmg.br