Projeto de Yoga | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Projeto de Yoga

Coordenador: Prof. Gustavo Pereira Cortes

Um princípio importante em nossa sociedade nos dias atuais tem sido a noção de diversidade. No que diz respeito ao campo de conhecimentos da Educação Física, na sua relação com a saúde, com as práticas culturais de movimento e com o desenvolvimento humano, abre-se um leque de possibilidades de diálogo com temáticas e conhecimentos, que tradicionalmente remontam a uma antiguidade da civilização humana, portanto não surgiram em nossos solos, mas que vêm sendo assimiladas como práticas disponíveis à população. Este é o caso da temática do Yoga. 

Esta proposta pode ser entendida como um passo na direção de aproximar a Universidade Pública, através da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional de um dos temas que têm feito parte da diversidade de práticas e conhecimentos veiculados à população, aos quais, inclusive, a parcela da população de menor poder aquisitivo só tem acesso, às vezes em termos de informação, mas não de experiência sistemática. No contexto da sociedade atual, da cultura do fast food, da globalização de informações, a prática regular do Yoga tem apresentado benefícios diretos e objetivos à saúde e qualidade de vida de qualquer pessoa que se disponha a vivenciá-la. Considerando uma perspectiva ampla de formação e desenvolvimento humano, ressalta-se a importância do Yoga para a compreensão da saúde humana, que está muito além de noções como ausência de doenças, ou uma concepção de saúde que atrela nossa dimensão biológica estritamente ao nosso corpo físico. A concepção de saúde aqui ressaltada, expressa-se articulada a um entendimento amplo do ser humano, sua consciência de si mesmo e sua relação com o mundo. 

A importância do Yoga para a saúde, revela-se na sua atuação nos níveis mais sutis de nosso ser, agindo também sobre o emocional e o psíquico, ou seja, num princípio fundamental no qual se baseia o trabalho do Yoga: o princípio da integração das várias dimensões do ser, o ser como uma unidade. O Yoga não visa somente a obtenção de um corpo saudável. Segundo Swami Satyananda, o processo do Yoga é a busca do equilíbrio e da harmonia entre corpo, mente e emoções, e essa busca inicia-se com as técnicas que atuam no corpo físico, aspecto mais exteriorizado da personalidade humana. Da dimensão física o Yoga alcança os níveis emocional e mental. 

Os benefícios trazidos pela prática regular do Yoga são diversos. Do ponto de vista físico, ressalta-se a melhora da circulação sanguínea, alimentando, estimulando e mantendo o balanço vital das glândulas endócrinas.Também melhora as funções digestivas e respiratórias; aumenta o suprimento de sangue para o cérebro, incrementando a capacidade mental; fortalece os nervos, melhorando a resistência; promove um adequado desenvolvimento estrutural, e melhora, particularmente, a capacidade respiratória fortalecendo e dando mais resistência aos pulmões. A ação muscular induz o sangue a trazer mais oxigênio e substâncias nutritivas. A combustão da energia traz um aumento do calor natural. As pessoas tendem a se alimentar melhor e dormir melhor; e também eliminam seus resíduos mais facilmente através da pele, pulmões e aparelho digestivo. Do ponto de vista psíquico e emocional, atua na redução do stress e ansiedade, no aumento da concentração, da paciência e do autocontrole; no desenvolvimento da consciência corporal, na melhoria da auto-estima e aumento da vitalidade. 

Portanto, possibilitar à população a vivência de práticas naturais, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, e as capacitam a se responsabilizarem pelo próprio processo de manutenção da saúde, é uma perspectiva preventiva fundamental em uma sociedade em que o envelhecimento populacional é crescente.
 
Objetivos gerais

  • Divulgar o Yoga, na perspectiva da diversidade de experiências culturais presentes em nossa sociedade, como uma prática cultural possível no universo da Educação Física;
  • Promover o acesso à prática sistemática do Yoga, favorecendo uma melhor qualidade de vida.

 
Objetivos específicos

  • Favorecer um melhor equilíbrio emocional e psíquico para o enfrentamento das situações de estresse cotidiano;
  • Possibilitar a vivência de uma atividade não-competitiva, não-comparativa, de autoconsciência e autoconhecimento;
  • Favorecer auto-estima saudável e o fortalecimento da força de vontade;
  • Favorecer a conquista de bem-estar físico, mental e emocional.

 
Metodologia

  • Levantamento dos interesses, expectativas e da condição de saúde dos alunos através de questionário a ser preenchido no CENEX/EEFFTO; 
  • Prática de 2 aulas semanais com duração máxima de 1h ; 
  • Comporão as aulas as seguintes técnicas do Yoga, nível básico, respeitando-se as capacidades individuais: exercícios psicofísicos (os Asanas); 
  • Exercícios de consciência e ampliação da capacidade respiratória; práticas de visualização, concentração e relaxamento profundo.