Intervenção Motora para Crianças com Transtorno de Atenção e Hiperatividade (IMPACTAH) | EEFFTO - UFMG  


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Intervenção Motora para Crianças com Transtorno de Atenção e Hiperatividade (IMPACTAH)

Coordenador: Prof. Guilherme Menezes Lage

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) consiste em um dos mais prevalentes e mais estudados transtornos neuropsiquiátricos observados na infância e na adolescência. Estima-se que cerca de 5% das crianças em todo o mundo apresentem o diagnóstico de TDAH. O TDAH é caracterizado pela desatenção, hiperatividade e impulsividade e por uma apresentação clínica bastante heterogênea.

O TDAH tem sido associado a uma maior dificuldade em concluir os estudos, maior índice de repetência, maior frequência de expulsões e troca de escolas, além de um rendimento escolar abaixo do esperado quando comparado às crianças e adolescentes de mesma idade não acometidas pelo transtorno. Adolescentes com TDAH tendem a iniciar precocemente a vida sexual, a ter maior número de parceiros ao longo da vida, a se protegerem menos em suas relações, assim como apresentam maior risco para gravidez não planejada. Esses prejuízos comportamentais estão associados a déficits neuropsicológicos envolvendo diferentes domínios tais como os relacionados à memória, atenção, planejamento e o controle inibitório.

Além dos prejuízos observados no domínio psicossocial e cognitivo, estima-se que a prevalência de déficits motores em crianças com TDAH seja superior a 50%. São observados déficits em diferentes aspectos do controle motor, tais como menor destreza manual, menor capacidade de parametrização de força, maior variabilidade na medida de tempo de reação, menor precisão espacial e temporal e atraso no desenvolvimento das habilidades fundamentais (ex., correr, chutar, saltar), quando comparados
às crianças típicas.

O tratamento típico recebido pelas crianças com TDAH é o tratamento medicamentoso com psicoestimulantes. Entretanto, tratamentos não-medicamentosos têm sido utilizados como coadjuvantes no tratamento dos sintomas de desatenção e hiperatividade. Os efeitos agudos e crônicos do exercício físico têm sido associados à redução dos comportamentos negativos e à melhora de funções cognitivas, dentre elas, a atenção. Além das alterações no domínio social e cognitivo, a prática de
exercícios físicos que demanda a execução e aprendizagem de novos padrões de movimento apresenta impacto positivo no desenvolvimento motor dessas crianças.

Dessa forma, justifica-se o projeto de Intervenção Motora para Crianças com Transtornos de Atenção e Hiperatividade (IMPACTAH), no qual se busca por meio da prática de habilidades motoras e melhoria da aptidão física, contribuir para o tratamento e o desenvolvimento dessas crianças. Para que essa intervenção seja efetiva é necessária a avaliação cognitiva, psicossocial e motora dessas crianças, e em um segundo momento a aplicação da intervenção motora pautada na análise das características da criança. Enquanto a análise cognitiva, psicossocial e motora ocorrerá ao longo do ano. A intervenção motora
será aplicada no período de férias do início do ano e do meio do ano, período em que a maioria dessas crianças não está sendo medicada.

O presente projeto será conduzido em parceria com o Núcleo de Investigações sobre a Impulsividade e Atenção (NITIDA). O NITIDA é um núcleo vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Molecular (INCT-MM) da UFMG que tem como objetivo o ensino, a pesquisa e a extensão contribuindo para avanços na área de Neurociências da atenção e controle de impulsos. Os responsáveis pelas crianças já diagnosticadas pelo NITIDA serão contatados e a partir da explicação do projeto IMPACTAH, seus filhos serão convidados a participar do projeto no mês de janeiro e julho de 2014. As crianças avaliadas a partir de fevereiro serão convidadas para a participação em julho de 2013. As avaliações cognitivas e psicossociais são realizadas por uma equipe multidisciplinar do NITIDA (pediatras, psiquiatras, neuropsicólogos) e as avaliações motoras serão realizadas pela equipe do IMPACTAH.

Objetivo geral
Promover atividade motoras para crianças com TDAH.

Objetivos específicos

  • Avaliar o perfil motor de crianças com TDAH;
  • Promover atividades motoras que visem a melhora da aptidão física e o desenvolvimento motor, cognitivo e psicossocial das crianças com TDAH;
  • Trazer informações e direcionamentos aos responsáveis acerca dos déficits motores no TDAH;
  • Promover a integração entre ensino e extensão  possibilitando aos discentes aplicar no projeto os conhecimentos adquiridos na disciplina optativa "Comportamento Motor e Transtornos do Desenvolvimento: TDAH e Dislexia".

Metodologia

  • Treinamento dos bolsistas
    Mesmo os alunos que já cursaram a disciplina isolada Comportamento Motor e Transtornos do Desenvolvimento: TDAH e Dislexia, ofertado pelo coordenador do projeto na EEFFTO, participarão de reuniões sobre o TDAH. Em um segundo momento será ofertado o treinamento sobre a aplicação das tarefas motoras.
  • Divulgação do projeto
    Os responsáveis pelas crianças já diagnosticadas pelo NITIDA serão contatados e a partir da explicação do projeto IMPACTAH, seus filhos serão convidados a participar do projeto no mês de janeiro e julho de 2014. As crianças avaliadas a partir de fevereiro serão convidadas para a participação em julho de 2013.
  • Implementação do projeto
  • Avaliação motora
    A avaliação motora será conduzida ao longo de todo o ano de 2014, ocorrendo sempre às segundas-feiras na parte da tarde de 13h às 17h30. A avaliação motora consiste na análise da preferência lateral da criança por meio da aplicação de uma escala que determina o índice de lateralidade da criança. Será aplicado o teste Grooved Pegoboard para análise da destreza manual e será avaliada a precisão espacial e temporal das crianças em tarefas de desenho e apontamento. Realizadas em uma mesa digitalizadora e controlados por um software específico. Será aplicado o Teste de Coordenação Corporal para Crianças (conhecido como KTK). O KTK é constituído por quatro tarefas: (a) trave de equilíbrio, (b) saltos monopedais, (c) saltos laterais e (d) transferência sobre plataformas. Na primeira tarefa, verifica-se principalmente o equilíbrio dinâmico; na segunda, a força dos membros inferiores; na terceira tarefa, a velocidade; e na quarta tarefa, a lateralidade e estruturação espaço-temporal. Testes de aptidão física avaliarão a resistência cardiorrespiratória, a força/resistência abdominal, flexibilidade e a avaliação de massa e estatura corporal para cálculo do Índice de Massa Corporal IMC.
  • Intervenção motora
    A partir de atividades diversificadas, a intervenção motora será voltada para aprimoramento das habilidades fundamentais das crianças (ex., correr, chutar, saltar, arremessar, equilíbrio estático...) e funções manuais por meio de jogos e brincadeiras que demandem atenção, tomada de decisão, planejamento, controle dos impulsos (aspectos cognitivos), assim como a colaboração e o entendimento de aspectos conceituais e atitudinais envolvidos nas atividades propostas (aspectos psicossociais). As intervenções ocorrerão nos cinco dias úteis da semana, por um período de um mês (janeiro e julho). Todas as atividades serão planejadas na semana anterior à intervenção, tendo a participação direta dos alunos bolsistas na elaboração do conteúdo a ser proposto.
  • Feedback aos pais
    A partir da avaliação psicossocial, cognitiva e motora, realizada antes e depois da intervenção, será fornecido aos pais um retorno sobre as análises realizadas e uma cartilha sobre como lidar com os déficits motores observados no TDAH