Programa de Dança Experimental: um Diálogo entre a Dança e a Educação | EEFFTO - UFMG  


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Programa de Dança Experimental: um Diálogo entre a Dança e a Educação

Coordenadora: Profa. Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz

O PRODAEX é composto por dois projetos vinculados: o "Dança 1: Grupo Experimental" e o "Dançando na Escola", que vem atuando gratuitamente em seis núcleos. A primeira está na própria EEFFTO/UFMG com a participação de alunos da UFMG e público interessado. As outras unidades do projeto são desenvolvidas no Projeto Social Escola Integrada, na Escola Municipal Florestan Fernandes em Betim-MG e na Escola Estadual Deputado Simão da Cunha em Contagem - MG com alunos de ensino fundamental e médio. Também no Centro Cultural UFMG e no Centro Esportivo Universitário – CEU/UFMG envolvendo público entre adulto e idoso. 

Além disso, passamos a manter diálogos importantes com Grupos de pesquisa como o SEMIOTEC da Pós-Lin UFMG, com o Grupo de Pesquisa Dança e Linguagem do CEFET-BH. Esse ano participamos da abertura de mais um Grupo de Pesquisa Educação Física e Dança-EDUDANÇA certificado pelo CNPQ. 

Nossas ações são frutos da diversidade do PRODAEX pois, temos atualmente entre bolsistas e voluntários alunos da graduação e pós-graduação das áreas da Educação Física, Dança, Letras, Teatro, Música, Lazer, Linguagem e Tecnologia. Cada um transitando e somando com sua corporeidade, conhecimentos e arte. Como um “caleidoscópio”, caracterizado por suas várias combinações, seguimos ansiosos por desafios que nos apresentem possibilidades de arte e contínuo aprofundamento no conhecimento e na prática da dança, pesquisando e compartilhando seu significado no corpo, na educação, na cultura, na arte e na sociedade. 

Como suporte teórico temos as teorias de análise do movimento; da análise de formas, expressividade, tempo e espaço; a reflexão filosófica e histórica da arte; a semiótica do gesto; das técnicas corporais numa perspectiva biomecânica e antropológica bem como, de estudos sobre o corpo lúdico em dança. Nossos autores âncoras são Rudolf Von Laban, Fayga Ostrower, Roland Bartes, Martin Heidegger, Marcel Mauss, Roger Garaudy, Merleau Ponty, Mônica Fagundes Dantas, Walter Benjamin, Saussure, Greimas, Fiorin, Ana Matte, Vicente Pietroforte, Bakhtin, Fontanille,Eugênio Barba e Nicola Savarese,entre outros.    

A continuidade do programa se justifica pelo perfil transdisciplinar da proposta, pela particularidade e ampliação das ações desenvolvidas pelos projetos junto à comunidade. O caráter social (gratuidade), em sua abordagem artística e sociocultural, aliado às pesquisas sobre o tema da dança no Brasil são os pontos chaves do Programa. A idéia é abrir espaço tanto para os “iniciados” quanto para educadores de vários segmentos culturais e/ou educacionais, bem como para toda e qualquer pessoa interessada em estudar a dança. 

Nas ações desenvolvidas pelo Programa, os sujeitos sociais dos projetos vinculados e dos projetos não vinculados têm oportunidade de se manifestarem com suas “vozes em dança”. Nesse aspecto e com relação aos alunos da UFMG envolvidos, estes têm em sua formação contatos com inúmeras conexões em áreas de conhecimentos em diálogo através do “Dança 1: Grupo Experimental” e das ações (ensino, extensão e pesquisa) provenientes das discussões e decisões tomadas em reunião. Isso, segundo avaliação dos alunos, é um grande ganho para sua formação pessoal e profissional que está firmada no conhecimento, mas também na realidade sociocultural encontrada. 

Objetivos gerais
Produzir conhecimento e propiciar aos alunos da Educação Física, bem como a comunidade interessada, vivências e reflexões experimentadas nos conteúdos da dança contemporânea, compreendendo que esta é um saber construído, uma prática social e corporal de caráter transformador possível na formação cidadã.
 
Objetivos específicos

  • Divulgar, sensibilizar e problematizar os significados da dança contemporânea;
  • Divulgar e estimular a prática e/ou pesquisa na área da dança experimental como uma possibilidade artístico-educacional;
  • Manter a ação dos projetos vinculados nos seis núcleos em ação no ano de 2014;
  • Ampliar as ações pêra mais dois núcleos de ação totalizando em 8 instituições publicas contempladas pelo programa;
  • Realizar o 12º. Seminário Nacional Concepções Contemporâneas em Dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG em 2015;
  • Viabilizar a participação dos alunos da UFMG no programa como uma atividade curricular integrada à flexibilização curricular;
  • Produzir conhecimento e divulgar os trabalhos desenvolvidos em congressos e eventos artísticos e científicos, inclusive naqueles desenvolvidos pela UFMG.

 
Metodologia
O ponto de partida para todos os trabalhos é o Grupo de Estudos instalado no Projeto "Dança 1: Grupo Experimental". A metodologia se baseia na discussão de textos escritos e dançados buscando a leitura-reflexão inclusive dos sub-textos, absorvendo conhecimento em áreas como a filosofia, história da dança, semiótica, física, fisiologia, biomecânica, cinesiologia e técnicas corporais. Vislumbramos aqui uma oportunidade de uma abordagem transdisciplinar de análise, interpretação e comunicação da dança. Para tanto, além das leituras temos tido contato com professores da própria EEFFTO e de outras unidades da UFMG que gentilmente têm compartilhado seus conhecimentos conosco através de palestras e reuniões de estudo. 

A dança experimental como metodologia baseada na discussão e reflexão de textos escritos e dançados. Para a escrita corporal, são desenvolvidas vivências em que todos os participantes são autores e leitores que constroem uma proposta de dança. O caminho pedagógico nas oficinas de movimento em dança, trilha pela pesquisa e experimentação de movimento, composição de dança e avaliação. Esse trabalho é o suporte para o desenvolvimento dos bolsistas nos campos de atuação dentre estes prevemos a produção das já tradicionais mostras de dança; seminários; espetáculos ou fragmentos que articulem dança, música, teatro e literatura; além do registro e divulgação das ações em vídeos-dança, artigos e participações em eventos artísticos e científicos. 

Sobre os Projetos e ações previstas

  • "Dança 1: Grupo Experimental": A nossa expectativa é estudar, experimentar e compreender a dança em suas inúmeras possibilidades vivenciando-a na forma de textos e subtextos, construindo nesse processo como autores e leitores do texto em performance corporal uma corporeidade própria, em que o movimentar em dança gera formas e sonoridades poéticas. É um trabalho em constante processo de construção. Local: Sala de dança da EEFFTO e outros locais a serem selecionados;
  • "Dançando na Escola": Extensão das discussões, problematização e experiências vividas no “Dança 1”, em instituições e/ou escolas públicas de ensino fundamental e médio de Belo Horizonte bem como em Fundações, Centros Esportivos e Culturais ou qualquer espaço publico aberto para o desenvolvimento das atividades. 

Caminhos Metodológicos 

  • Aulas expositivas;
  • Análise de revistas, fotos e vídeos de e sobre dança;
  • Aulas e oficinas de dança (Vivência: pesquisa, experimentação e composição coreográfica);
  • Questionários e entrevistas;
  • Discussão e reflexão dos textos escritos e dançados, das entrevistas e questionários;
  • Apresentações das danças construídas pelos alunos.