Programa Academia da Cidade | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Programa Academia da Cidade

Coordenadora: Profa. Ivana Montandon Soares Aleixo

A prática de exercícios físicos tornou-se uma necessidade do ser humano. E a idade não importa quando se deseja ter uma vida saudável, sendo preciso apenas manter uma disciplina física e mental. 

Para quem deseja melhor qualidade de vida sem gastos financeiros, as Academias da Cidade em Belo Horizonte são boas opções. O programa Laboratório do Movimento visa a atenção integral da saúde através de projetos desenvolvidos, seu foco realizar atividades físicas, cognitivas e de relaxamento, assim como debates e rodas de conversas com as temáticas: qualidade de vida, alimentação saudável, importância da atividade física, dentre outras. 

Desde 2006, a Prefeitura de Belo Horizonte coloca em funcionamento essa rede de academias, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde. Promover saúde e contribuir para melhoria da qualidade de vida são os principais objetivos da Academia da Cidade. Desde 2013 a EEFFTO realizou um termo de cooperação tem por objetivo a implementação do Programa Academia da Cidade, visando à promoção e aperfeiçoamento no atendimento da população Municipal, no tocante ao Projeto BH Saúde, pertencente ao Sistema Único de Saúde – SUS/BH. Assim o Programa do Laboratório do Movimento da EEFFTO, em parceria com a Prefeitura Municipal de BH, cede as instalações físicas para implantação do Programa Academia da Cidade. 

A implantação do projeto da Academia da Cidade junto ao Programa Laboratório do Movimento se fez necessário, quando os indicadores de saúde do município apontavam grandes áreas de vulnerabilidade social, com altos índices de sedentarismo e carência de locais para a prática do lazer e atividades físicas. Outro aspecto epidemiológico relevante se refere ao envelhecimento da população, juntamente com a falta de programas que contemplassem o público adulto e fatores de riscos ligados aos locais. Tais indicadores evidenciaram a necessidade de estratégias eficazes para a promoção da saúde e prevenção de agravos.
 
Objetivo geral
O objetivo do Programa é promover a saúde, o convívio social, a cultura e a qualidade de vida da população reforçando a prevenção de DANTs, bem como fortalecer a relação entre os diversos serviços disponíveis na rede para as comunidades de atuação do programa.


Objetivos específicos

  • Proporcionar atividades diversificadas aos usuários a fim de promover melhoria de qualidade de vida em todos os seus aspectos;
  • Articular as ações junto ao SUS a fim de ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas jovens adultos, adultos e idosos, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis para promoção e prevenção da saúde; 
  • Contribuir para a construção de hábitos de vida saudáveis e promoção da cidadania; 
  • Fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde;
  • Promover a comunicação entre os Centros de Saúde, NASF, CRAS, e outros, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde da comunidade servida pelo serviço; 
  • Capacitar continuamente os profissionais de educação física e outros da saúde que estão envolvidos neste projeto, em relação aos diversos temas abordados pelo programa; 
  • Promover a busca pela construção permanente da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa;
  • Participar da Semana do Conhecimento UFMG.

 
Metodologia
As atividades propostas pelo Programa Academia da Cidade, incluem ações de prevenção de agravos e promoção de saúde que são realizadas por 02 Profissionais de Educação Física, com atividades gratuitas, de frequência de 03 vezes semanais, 01 hora diária, funcionando de segunda-feira á sábado, no turno da manhã, para qualquer pessoa maior de 18 anos - basta fazer a inscrição e avaliação física para ingressar no Programa. 

A Avaliação Física consiste em Anamnese Completa, Teste de Força de Membro Superior, Teste de Flexibilidade de Membro Inferior, Plicometria, Antropometria, PAR-Q e Teste Aeróbio. A equipe recebe o usuário que fará uma avaliação física, verificando sua aptidão para a pratica das atividades coletivas propostas pelo programa ou a possibilidade de referenciá-lo ao Centro de Saúde mais próximo, a fim de verificar alguma “patologia/efermidade” e receber uma contra-referência para o ingresso ao Programa. 

Os eixos temáticos são: Combate ao Tabagismo, ao Estilo Alimentar e ao Sedentarismo.