Condicionamento Físico | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Condicionamento Físico

Coordenador: Prof. Reginaldo Gonçalves

O sedentarismo é um fator que isoladamente provoca uma série de problemas relacionados à saúde que resultam em várias doenças que consequentemente levam o individuo a morte prematura (McArdle, W. D, Katch, F. I, Katch, V. L. Fisiologia do Exercício, Energia, Nutrição e Desempenho Humano. p. 419-458, 470-541, 900. Ed. Guanabara Kogan, 2003). Por outro lado, estudos indicam que a prática regular de exercício físico proporciona benefícios que vão desde a prevenção e tratamento de doenças até a promoção da saúde. Estudos indicam que cerca de 20 a 30% da população brasileira têm a pressão arterial (PA) acima do nível recomendado, por esse motivo modificações no estilo de vida incluído alimentação adequada e a prática do exercício físico são importantes medidas de intervenção para o controle da alta da PA. 

O diabetes melito do tipo 2 é outra doença que vem tomando proporções epidêmicas tendo como uma das razões a prevalência da obesidade e dos hábitos de vida sedentário. Ela pode ser evitada e até mesmo tratada através da prática regular do exercício físico, por possibilitar o controle metabólico, reduzir o risco cardiovascular e prevenir as complicações crônicas das doenças (Monteiro, H. L, Rolim, L. M. C, Squinca, D. A, Silva, F. C, Ticianeli, C. C. C, Amaral, S. L., Efetividade de um programa de exercícios no condicionamento físico, perfil metabólico e pressão arterial de pacientes hipertensos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte – Vol. 13, nº 2 – Mar/Abr, 200; Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2005. I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica.)

O Condicionamento físico é uma modalidade de pratica de atividade físico em que o individuo alcança melhora no funcionamento músculo-esquelético e metabólico através do aprimoramento na força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular e na flexibilidade. A ferramenta utilizada nesse tipo de atividade é o treinamento aeróbico, de força e de flexibilidade. Os benefícios relacionados à saúde decorrentes dessa prática vão desde a melhora em aspectos psicobiológicos quanto no perfil metabólico (MELLO, M.T.; BOSCOLO, R.A..; ESTEVES, A.M.; TUFIK. S. O exercício físico e os aspectos psicobiológicos. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 11, Nº 3 – Mai/Jun, 2005). 

Em decorrência de observarmos que alunos e servidores (professores, vigilantes, seguranças e corpo administrativo) que atuam no Campus Saúde/UFMG têm um estilo de vida sedentário, o projeto Condicionamento Físico têm sido oferecido pelo Laboratório do Movimento como uma alternativa de promover a prática regular da atividade física e seus benefícios, consequentemente reduzindo o número de faltas devido a problemas de saúde. 

A comunidade externa a UFMG como os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e a população em geral também é atendida pelo projeto a fim de proporcionar também a esse público uma alternativa de manterem-se ativos além de prevenirem e tratarem problemas relacionados à saúde comuns ao consequentemente sedentarismo. 
 
Objetivo geral
Proporcionar melhora no condicionamento físico dos indivíduos através de melhoras nos aspectos da força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular e na flexibilidade além de prevenir e tratar problemas relacionados ao sedentarismo.
 
Objetivos específicos

  • Promover melhora na força, resistência de força, resistência cardiovascular e flexibilidade;
  • Possibilitar que funcionários do Campus Saúde/UFMG pratiquem atividades físicas regulares alcançando através dessa conduta melhoras na saúde e no dia-a-dia de trabalho;
  • Possibilitar que vigilantes e seguranças do Campus Saúde/UFMG pratiquem atividades físicas regulares alcançando, portanto benefícios para a sua saúde, desenvolvendo sua resistência aeróbica, força muscular que são indispensáveis em seu ofício;
  • Possibilitar a prática de atividade física no intuito de prevenir e tratar doenças relacionadas ao estilo de vida sedentário com obesidade, diabetes melito tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares.

 
Metodologia

  • Sessões de treinamento individualizado programadas considerando-se a condição física (investigada através da avaliação física), objetivo e tempo disponível do aluno;
  • O programa de treinamento de cada aluno é montado a partir da manipulação dos componentes da carga de treinamento: intensidade, volume, duração, freqüência e densidade e análise das variáveis estruturais do treinamento;
  • Realização de alongamentos ativo e/ou passivo, dinâmicos e/ou estáticos como conteúdo para treinar a flexibilidade.