Projeto Saúde do Trabalhador | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Projeto Saúde do Trabalhador

Coordenadora: Profa. Ivana Montandon Soares Aleixo

Os trabalhadores na sua rotina de trabalho estão sujeitos a vários riscos. Esses riscos podem ser caracterizados como ergonômicos, físicos, químicos, biológicos e mecânicos. De acordo com a OMS (1997), problemas associados a riscos ergonômicos, físicos e psicossociais atingem de 50% a 70% dos trabalhadores nos países em desenvolvimento. A atividade física é uma importante ferramenta no processo de promover a saúde e prevenir doenças associadas ao mundo do trabalhador e ao sedentarismo. 

O projeto Saúde do trabalhador está em vigência desde 2008 e, em 2011, atendeu funcionários da Faculdade de Medicina e da Escola de Enfermagem. Com a instalação do Laboratório do Movimento II, no Hospital Risoleta Tolentino Neves, no ano de 2012, foram planejadas ações para a ampliação do projeto Saúde do Trabalhador para este hospital atendendo a demanda específica do mesmo. 

A Saúde do Trabalhador se apresenta como campo de conhecimentos e de ações políticas, jurídicas e técnicas frente às situações de trabalho e aos quadros de saúde da população trabalhadora. A sua premissa metodológica é a interlocução interdisciplinar com os trabalhadores e gestores visando reais transformações nas relações sociais e técnicas que configuram os processos de trabalho, os quais espelham, em parte, as dimensões de saúde e de doença na sociedade. Identificar as questões do trabalho nos registros e relatos de saúde dos trabalhadores dentro da atividade física são fatores que levam planejar e sugerir intervenções interdisciplinares nos processos e ambientes de trabalho. 

Atualmente são participantes do projeto os trabalhadores da Faculdade de Medicina, do Hospital das Clinicas, da Escola de Enfermagem e do Hospital Risoleta Tolentino Neves, visado à promoção de saúde por maio de atividades físicas regulares. 

Este projeto é um reoferecimento vinculado ao programa Laboratório do Movimento e pretende propiciar ações voltadas para a promoção da saúde, à prevenção de doenças e à manutenção de um estilo de vida fisicamente ativa dos trabalhadores do Campus Saúde e HRTN pela prática de atividades físicas regulares. Sendo esta prática uma importante ferramenta no processo de saúde, especialmente a do trabalhador para qualificar o no ambiente de trabalho. 

Os discentes que atuarão neste programa de extensão buscarão nas atividades desenvolvidas contribuir para a sua formação acadêmica bem como estimular o seu espírito crítico e sua futura atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior conforme solicitados no edital: sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade (FORPROEX, 2012). 

Assim o projeto atua na inatividade física promovendo a saúde do trabalhador e contribuindo para inserção do futuro profissional de Educação Física na área da saúde. 
 
Objetivos gerais

  • Introduzir a atividade física e hábitos de vida saudáveis no ambiente de trabalho dos funcionários do Campus Saúde/UFMG e do Hospital Risoleta Tolentino Neves; 
  • Contribuir na formação de futuros profissionais qualificados para atuarem na área da saúde.

 
Objetivos específicos

  • Estimular a adesão dos trabalhadores à prática de atividades físicas e de lazer; 
  • Reduzir índices de sedentarismo entre os adultos; 
  • Estimular a adesão dos trabalhadores a um estilo de vida saudável;
  • Identificar as questões do trabalho nos registros e relatos de saúde dos trabalhadores; 
  • Planejar e sugerir intervenções interdisciplinares nos processos e ambientes de trabalho em conjunto com a equipe dos recursos humanos de cada unidade parceira; 
  • Desenvolver metodologias educativas, de intervenção e de transferência de tecnologias educativas na área da atividade física e contexto da saúde do trabalhador;
  • Estimular a participação dos discentes, buscando contribuir para a sua formação acadêmica e estimular o seu espírito crítico, bem como sua futura atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior.

 
Metodologia

  • Participantes do projeto assinarão termo de participação e autorização para coleta de dados para futuras pesquisas no campo da saúde do trabalhador;
  • Será realizada uma anamnese e avaliação física para verificar a condição do participante;
  • Atividades físicas de treinamento de musculação ou atividade aeróbica, bem como caminhadas serão apresentadas aos participantes e proposta de realização em duas a cinco vezes por semana no Laboratório do Movimento Campus Saúde e HRTN, as atividades que objetivam o treinamento da flexibilidade, força e condição física dos participantes;
  • Como atividade complementar serão oferecidas a ginástica localizada 2 vezes na semana, sendo esta opcional ao participante como prática variada das atividades oferecidas, sendo realizada no Laboratório do Movimento, Campus Saúde e no Hospital Risoleta Tolentino Neves.