Exercício, Prevenção e Envelhecimento Saudável | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Exercício, Prevenção e Envelhecimento Saudável

Coordenador: Prof. Franco Noce

O Projeto Exercício, Prevenção e Envelhecimento Saudável, criado em 2013, tem como proposta proporcionar aos indivíduos, com faixa etária de 45-60 anos, exercícios físicos sistematizados e regulares, além de atividades recreativas. 

O envelhecimento depende de vários fatores que ultrapassam as fronteiras de simples patamares cronológicos, dessa forma, a conceituação do que é o envelhecimento, não se restringe à análise da variabilidade biológica. Existem conotações políticas, ideológicas, culturais, psicológicas e sociais associadas às concepções biológicas do envelhecimento que precisam ser levadas em conta. A teoria da atividade física fornece uma perspectiva de antienvelhecimento. O envelhecimento bem sucedido seria aquele em que se permanece ativo, resistindo aos fatores que dificultam o envolvimento social. 

Partindo deste pressuposto, o Projeto promove há 1 ano atividades físicas nos aspectos psicossociais e fisiológicos, abrandando os efeitos negativos do envelhecimento no desempenho geral destes indivíduos, por meio da prática de exercícios físicos. Destaca-se ainda, que o grupo atendido pelo Projeto, não se enquadra normalmente nos perfis de grupos de atividades físicas destinadas a Terceira Idade, que já existem na universidade, pelo fato de não terem mais de 60 anos. Dessa forma, este público que outrora vinha sendo negligenciado pelas ações de extensão da universidade, é atendido semanalmente pelo Projeto, por meio de ações de bolsistas graduandos de Educação Física. 

O projeto propicia para o público alvo a prática regular de atividades físicas, além de aprofundar as discussões sobre envelhecimento e saúde, não somente na saúde física como também mental, entendendo a saúde como bem-estar geral do indivíduo. O Projeto conseguiu ampliar a ação interdepartamental e possibilitou a discussão e implementação de atividades interdisciplinares que são fundamentais para a intervenção efetiva junto a população idosas. Destaca-se que foram utilizados os resultados da I Jornada do Envelhecimento Saudável, que teve como objetivo verificar a influência da atividade física regular em diversos indicadores de saúde do idoso. 

Estes resultados puderam nortear a intervenção prática dos profissionais que desenvolvem diferentes programas de atividade física com este público, monitorando os indicadores de saúde. Este evento atendeu 242 idosos, e contou com a colaboração de alunos de graduação dos cursos de Educação Física e Fisioterapia. 

Foi realizada uma parceria com o Sindicato de trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino – SINDIFES. Esta parceria propiciou aos aposentados da instituição exercícios físicos regulares durante o ano de 2014. Tendo em vista o ano de 2015, estuda-se a viabilidade de uma parceria com o Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH) da UFMG, subordinado à PRORH. Esta parceria possibilitará a abertura de turmas de ginástica coletiva no Centro Esportivo universitário.
 
Objetivo geral
Estimular a prática de exercícios físicos para a população com faixa etária entre 45-60 anos, favorecendo uma melhor qualidade de vida.
 
Objetivos específicos

  • Dialogar com os diversos segmentos da sociedade e com profissionais, professores e estudantes de diversas áreas de conhecimento sobre a prática da atividade física e seus benefícios para a população com faixa etária entre 45-60 anos;
  • Realizar eventos e palestras de conscientização da importância do exercício na saúde do público idoso;
  • Promover por várias ações a atividade física entre essa população que se encontra na faixa etária próxima da terceira idade;
  • Possibilitar a qualificação discente, principalmente no que se refere ao planejamento, administração e avaliação de intervenções diversificadas com o público alvo; 
  • Atuar de forma interdisciplinar com outros projetos da UFMG que desenvolvam ações de saúde com a população entre 45-60 anos;
  • Fomentar a produção científica acadêmica interdisciplinar.

 
Metodologia
O Projeto Exercício, prevenção e envelhecimento saudável propõe atividades físicas em três perspectivas, social, fisiológica e psicológica. 

No âmbito social, o Projeto tem como escopo propiciar vivências, por meio da atividade física e evento sociais, nas quais os indivíduos possam desenvolver e ampliar suas redes de relacionamentos interpessoais. 

No aspecto fisiológico, o Projeto objetiva promover gerar programas de atividades físicas sistematizados, que proporcionem um aperfeiçoamento nas capacidades físicas destes sujeitos, tais como força, flexibilidade e capacidade aeróbica. Segundo Astrand, o treinamento físico pode produzir uma alteração nas funções da aptidão física na velhice e, assim, efetivamente adiar a deterioração física por uns 10 ou 20 anos, além de proporcionar melhoras cardiovasculares, respiratórias e musculoesqueléticas. 

Além dos pontos citados a priori, o Projeto espera gerar melhoras psicológicas, uma vez que os fatores psicossociais também são consequências da atividade física, havendo melhora da autoestima, autoconceito, imagem corporal, diminuição do estresse, ansiedade, insônia, consumo de medicamentos, melhora das funções cognitivas e da socialização. 

Assim sendo, toda a metodologia do Projeto, pautada em fundamentos teóricos, busca uma melhoria na qualidade de vida desses indivíduos, atenuando os efeitos deletérios do processo de envelhecimento, além de um melhor desempenho nas tarefas diárias. 

As atividades são ministradas nas dependências da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, nas segundas, quartas e sextas-feiras, de 07h às 08h. As aulas são planejadas mensalmente pelo bolsista, com supervisão do coordenador.