Projeto de Desenvolvimento do Esporte do CTE-UFMG | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Projeto de Desenvolvimento do Esporte do CTE-UFMG

Coordenadores: Prof. Bruno Pena Couto e Leszek Antoni Szmuchrowski

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE), concebido por meio de parceria do Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e a Universidade Federal de Minas Gerais, é parte integrante do Projeto Minas 2016. Este projeto objetiva o fomento do esporte de alto rendimento de forma a aumentar a representatividade do Estado no cenário esportivo nacional e internacional, inclusive para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. 

Vinculado ao Programa Avança Minas Olímpica, um dos programas estruturadores do Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG do Governo de Minas Gerais, o Projeto Minas 2016 caracteriza-se por uma proposta de desenvolvimento da excelência esportiva dos atletas de Minas Gerais e pela busca de novos talentos esportivos. Dessa forma, o Projeto Minas 2016 busca proporcionar além da estrutura física, por meio da construção do Centro de Treinamento Esportivo, recursos humanos qualificados para desenvolver um treinamento de alto nível aos atletas destaques do Estado e também aos atletas detectados por ações de outros projetos do Programa Minas Olímpica, tais como Oficina de Esportes, Geração Esporte, Jogos de Minas, Jogos Escolares de Minas Gerais, Bolsa Atleta, assim como por meio das competições das Federações e Confederações. 

O CTE busca estabelecer a excelência na formação, desenvolvimento e preparação dos atletas mineiros, mantendo diante das respectivas federações, o vínculo do atleta junto aos clubes de origem. Desta forma, os resultados obtidos por eles trarão benefícios também aos antigos clubes, motivando e incentivando as entidades, além de promover um processo de democratização do esporte de rendimento. 

A estrutura proposta visa ainda evitar o abandono da prática esportiva precoce já que o espaço permitirá aos jovens atletas vislumbrar a perspectiva de desenvolvimento de uma carreira esportiva. Diante da dimensão territorial e do grande volume de municípios, que representam um grande potencial para formação de atletas, o CTE consistirá em um Centro de Referência para as demais ações de alto rendimento desenvolvidas pela SEEJ, proporcionando o atendimento de atletas em diferentes níveis de formação e de rendimento. 

A necessidade de se priorizar o atendimento direto dos maiores potenciais por meio de uma estrutura e condições de treinamento diferenciadas, surge como uma linha de ação essencial para nivelar as possibilidades de desenvolvimento de nossos atletas em relação ao alto nível internacional. Alguns treinadores já estão atuando e outros serão contratados para trabalhar no projeto, com o recurso disponibilizado pelo Ministério do Esporte, totalizando 20 treinadores de alto nível que irão atender a muitos atletas de diferentes modalidades. 
 
Objetivo geral
Oferecer a atletas de rendimento um Centro de Treinamento Esportivo com toda a infraestrutura física e profissional, visando potencializar seus treinamentos e resultados de forma a aumentar a representatividade do estado no cenário esportivo nacional.
 
Objetivos específicos

  • Detectar e selecionar atletas e paratletas potenciais para que os mesmos possam usufruir dos programas e serviços de treinamento oferecidos no CTE;
  • Estabelecer programas de treinamento esportivo com o devido registro e análise da sobrecarga de treinamento e respectivos meios e métodos utilizados para um controle efetivo do processo de formação e desenvolvimento do atleta;
  • Proporcionar aos atletas e paratletas o devido suporte técnico-científico por meio da cooperação dos laboratórios científicos da UFMG;
  • Contribuir para a formação de profissionais do esportes dos diferentes cursos de saúde.

 
Metodologia
Serão constituídas 4 comissões técnicas para o treinamento de atletas de atletismo, taekwon-do, judô e natação. Estas comissões serão compostas por supervisores, treinadores e auxiliares técnicos para cada uma das modalidades citadas. Serão selecionados alunos bolsistas dos cursos de educação física, nutrição, fisioterapia, medicina e odontologia para participar do projeto como estagiários.

Os atletas serão selecionados a partir de diferentes atividades como "peneiradas" e avaliação de desempenho em competições. Os atletas selecionados serão submetidos a uma bateira de avaliações e exames pré-participação, como avaliação ortopédica, clínica, cardiopulmonar, fisioterápica e nutricional. Se aprovados nos exames pré-participação, os atletas serão submetidos a um programa de treinamento prescrito pelos treinadores das comissões técnicas e sob o acompanhamento de professores da EEFFTO/UFMG. Os estagiários bolsistas terão a oportunidade de participar da preparação de atletas de alto nível, sob a supervisão de professores da UFMG.