Projeto de Formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade | EEFFTO - UFMG  


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Projeto de Formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade

Coordenador: Prof. Hélder Ferreira Isayama

No decorrer dos últimos anos os debates sobre esporte, lazer e suas relações com as políticas públicas vem ganhando destaque em nosso contexto. As reflexões apresentam questões ligadas à cidadania, reivindicação social, minimização e superação das desigualdades sociais, participação popular, ação e formação profissional no campo, dentre outros aspectos relevantes. Nesse contexto, ressaltamos que os processos de formação profissional no campo do esporte e lazer vêm ganhando espaço nos meios acadêmicos, bem como no âmbito das políticas públicas vigentes. 

Nesse sentido, entendemos que a formação de profissionais pode constituir um eixo privilegiado de intervenção, no intuito de refletir e transformar questões sociais, políticas, históricas e culturais que integram as práticas de esporte e lazer vivenciadas em nossa realidade atual. Entendemos que é preciso o comprometimento com a busca de fundamentos que possam subsidiar a formação de profissionais no âmbito do esporte e lazer, qualificando-os para rever posições assumidas sem questionamento. Por isso, não basta conceber os profissionais como meros reprodutores de técnicas e práticas, pois precisam ser agentes de mudança capazes de transformar e promover reflexões sobre vários aspectos de nossa vida cotidiana (ISAYAMA et al, 2009). 

Tendo como referência essas questões, o Ministério do Esporte, através da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, desenvolve o Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC – que possui abrangência nacional e visa fomentar políticas públicas e sociais que atendam à demanda por lazer da população,sobretudo daquelas em situações de vulnerabilidade social. Foi criado em 2003 e tem como objetivo principal democratizar e universalizar o acesso a práticas e conhecimentos do esporte e do lazer integrados às demais políticas públicas, favorecendo o desenvolvimento humano. 

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, há mais de 20 anos, vem se empenhando para desenvolver projetos sobre o Lazer, preocupados em construir e socializar conhecimentos sobre o tema. Com essa preocupação foi criado em 1990 o Centro de Estudos de Lazer e Recreação (CELAR). O seu objetivo é reunir acadêmicos, profissionais e pesquisadores de diversas áreas em torno de questões fundamentais do Lazer, considerando o Ensino da Graduação e da Pós-Graduação como ponto de partida para estudos e intervenções articuladas com a Pesquisa e com a Extensão.
 
Objetivos gerais
Sistematizar, planejar, executar, monitorar e avaliar a formação dos agentes sociais de esporte e de lazer do Programa Esporte e Lazer da Cidade, dando continuidade ao processo já desenvolvido desde 2010.
 
Objetivos específicos

  • Planejar e sistematizar a formação de agentes sociais do PELC e também de seus formadores; 
  • Constituir uma equipe de profissionais capacitados para realizar as formações nos núcleos do PELC;
  • Realizar encontros periódicos, presenciais e a distância, de formação com a equipe de bolsistas formadores;
  • Realizar avaliações sistematizadas das programações e dos relatórios elaborados pelos formadores de cada formação realizada, monitorando os processos de formação e as avaliações realizadas nos núcleos do PELC distribuídos pelo Brasil;
  • Elaborar pareceres sistemáticos endereçados ao Ministério do Esporte, mais especificamente à SNELIS;
  • Avaliar, junto aos formadores e aos agentes sociais do PELC, o impacto e a importância da formação no cotidiano de atuação dos mesmos.

 
Metodologia
Propõe-se que o trabalho continue sendo desenvolvido a partir de cinco ações principais: 
a) planejamento, execução e avaliação da proposta de formação dos agentes sociais de lazer em cada um dos convênios assinados com a Secretaria Nacional DE Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social; 
b) Realização de 4 encontros de formação para os bolsistas formadores e Coordenadores Regionais e a realização de estratégias on line a partir da Plataforma do Projeto na UFMG; 
c) Organização e Publicação de um livro sobre a experiência com o processo de Formação no Programa Esporte e Lazer da Cidade; 
d) Produção de Vídeo aulas; 
e) Planejamento de ações de Educação à Distância para gestores e para sujeitos que atuam em convênios do PELC.