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Futebol e Sociedade

Coordenador: Prof. Silvio Ricardo da Silva

O Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) surge no ano de 2006, fruto da união entre docente e discentes de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais, interessados em desenvolver pesquisas no meio acadêmico com as temáticas futebol e o torcer em diversas perspectivas que permitem olhar para estas práticas culturais. Após o primeiro ano de existência, viu-se a necessidade de ampliar a sua intervenção, a fim de que ela também gerasse frutos através de uma diferente mobilização dos conhecimentos para além dos estudos e pesquisas que já estavam sendo realizados. Assim, a extensão universitária foi o novo caminho escolhido, devido à sua potencialidade em ultrapassar os muros da universidade, tornando mais palpável a transposição do conhecimento através de intervenções que atinjam a sociedade. 

Dentre as ações que foram desenvolvidas pelo grupo durante quatro anos (2008-2011), destacam-se as seguintes: a participação na Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG através do Centro Pedagógico e Colégio Técnico, onde foram oferecidos grupos de estudos com alunos nos quais os temas futebol e o torcer eram desenvolvidos; a realização de oficinas interdisciplinares de formação de professores das redes pública e particular de ensino com a finalidade de subsidiá-los para o trato com as temáticas sobre futebol e torcer dentro de suas diversas ações na escola. A partir destas ações e do desejo contínuo de inovação, o grupo pensou para 2013 a criação de um novo projeto sobre futebol que acontecerá junto aos alunos e professores da rede pública e privada de ensino, fora do tempo escolar formal. Essa nova ação pretende funcionar como um momento de formação para adolescentes e profissionais da educação que queiram aprender sobre a história, economia, política, lazer, entre outros assuntos que se relacionam com o futebol, ou seja, conhecer este esporte para além de sua prática. 

Percebe-se nos dias atuais, o quanto o futebol vem fazendo parte do nosso cotidiano, seja nas conversas informais, seja nas mudanças estruturais que Belo Horizonte vem sofrendo, por conta dos eventos futebolísticos que se avizinham. Um fenômeno cultural do porte do futebol não pode ficar fora das reflexões críticas de discentes e docentes envolvidos com o ensino. Além disso, essa ação tem como propósito ampliar as possibilidades de reflexão, de forma que o trato com esse tema não seja restrito aos espaços escolares. É uma temática que diz respeito também às políticas públicas de esporte e lazer de Belo Horizonte, e a reflexão mais aguçada sobre tal pode, em efeito cascata, reverberar em ações do legislativo e executivo municipal. 

O desenvolvimento desse projeto cumprirá o papel da extensão universitária, de acordo com Plano Nacional de Extensão, ao se relacionar com o ensino e ao mesmo tempo trazer dos fatos sociais vivenciados, inúmeras possibilidades de pesquisa sobre a temática abordada, no caso, o futebol. Acreditamos que o futebol não pode ser considerado algo que limita sua existência a si mesmo. Ele é um fenômeno social presente no cotidiano de diversos tipos de pessoas. O papel exercido pelo futebol atualmente, é abordado por diversos autores (DAMO, 2002; DAOLIO, 1997; TOLEDO, 2002; DAMATTA, 2006) dentro da Educação Física e que têm os seus estudos voltados para a área das ciências humanas, o que ajuda a perceber o futebol de uma forma mais ampla e compreender, portanto, as implicações que este esporte acarreta no dia a dia dos sujeitos. Dessa forma, coadunamos com a ideia de que o espaço escolar é rico para a realização deste trabalho, onde o diálogo pode acontecer de forma imbricada entre as disciplinas, enriquecendo as discussões acerca do tema.
 
Objetivos gerais
Possibilitar aos estudantes e professores de escolas públicas, o acesso a um conjunto de conhecimentos e reflexões, oriundo da relação futebol e sociedade.
 
Objetivos específicos

  • Contribuir para a formação acerca dos conhecimentos relacionados ao futebol de estudantes das escolas participantes;
  • Atuar na formação continuada de professores das diversas disciplinas da rede pública de Belo Horizonte relacionado ao futebol;
  • Produzir metodologias de intervenção acerca do trato com o futebol; 
  • Ampliar o universo cultural dos participantes do projeto; 
  • Subsidiar as pesquisas e produções acadêmicas acerca do futebol.

 
Metodologia
Este projeto divide-se em três linhas de atuação que ocorrerão concomitantes, sendo elas: a intervenção com estudantes de três escolas públicas; oficinas de formação com professores da rede de ensino fundamental e médio de Belo Horizonte e produção de estratégias de intervenção relacionadas ao universo do futebol. 

Será realizado um encontro semanal de uma hora, em cada uma das escolas fora do horário regular. Poderá haver mais de uma turma por escola, de acordo com a demanda e a faixa etária dos estudantes. Os estudantes atendidos terão de 12 a 17 anos, sendo divididos em dois grupos, 12 a 14 e 15 a 17 anos. Cada turma será composta no máximo por 25 estudantes. 

Os encontros ocorrerão nas próprias escolas e terão variadas formas de intervenção metodológica, tais como: uso de textos, jogos, visitas, debates com convidados, filmes. As formações com os professores serão realizadas na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, com duração de 12 horas, divididos em três módulos de quatro horas cada. A cada encontro será tratado um procedimento didático-pedagógico correspondente ao tema abordado. Cada turma de formação será composta por no máximo 40 professores. 

A produção das metodologias de intervenção acerca do futebol será fruto das intervenções supracitadas, com os estudantes e professores. Fara-se-á registro e organização deste material para que possa ser compartilhado em meios de difusão. Neste sentido, pretende-se organizar uma publicação, investida dos resultados das intervenções. Constituir-se-á em um livro didático-pedagógico com vistas à um suporte de trabalho dos professores para com a temática do futebol.