Partilhando Memórias: Recepção, Organização e Disponibilização dos Acervos do CEMEF/UFMG | EEFFTO - UFMG  


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Partilhando Memórias: Recepção, Organização e Disponibilização dos Acervos do CEMEF/UFMG

Coordenadora: Profa. Meily Assbu Linhares

Criado em 2001, o CEMEF/UFMG constitui-se como espaço de pesquisa, ensino e extensão universitários, abrindo-se à comunidade de estudantes, professores e pesquisadores, propondo-se a recuperar, preservar e divulgar a memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer em Belo Horizonte. Uma das atividades que o Centro vem realizando desde a sua criação é a constituição de acervo por meio de doações externas e de recolhimentos de documentos produzidos pela própria Escola de Educação Física da UFMG. Tendo em vista a experiência acumulada ao longo de seus 11 anos de existência o Centro busca agora incrementar suas ações extencionistas. Este projeto agrega uma diversidade de ações nas quais a extensão encontra-se em sua estreita articulação com a pesquisa e o ensino de graduação e pós-graduação. São ações constituídas por meio de parcerias com a Escola de Ciência da Informação (ECI) e com a Escola de Belas Artes (EBA), ambas da UFMG. 

Neste projeto, a relação entre pesquisa e extensão ganha materialidade por meio da consolidação e divulgação do CEMEF/UFMG como espaço de memória, produção de conhecimento histórico e divulgação científica. De modo prioritário, o projeto é voltado para o estabelecimento de uma política de acesso aos documentos históricos, por meio do atendimento de pesquisadores internos e externos à UFMG e de atividades educativas para alunos da Educação Básica e Educação Superior. O CEMEF/UFMG integra a Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e isso denota o reconhecimento de sua função de guarda e difusão de memória e de produção de conhecimento na Universidade. 

Compreendemos que preservar e pesquisar a memória do que fomos e fizemos em tempos sociais diversos são maneiras de lutar contra o apagamento de experiências humanas. Como prática que traduz o humano e sua presença no tempo, as mais variadas práticas corporais envolvem e enlaçam memórias dessas experiências. Há memórias relativas ao movimento corporal humano em cada pessoa e coletivo de pessoas, sejam elas agradáveis, desagradáveis, celebrativas ou não. Todas as maneiras que há de se lembrar são merecedoras de cuidados. Como escreveu Walter Benjamin (1993), “nada pode ser perdido para a história”. 

Nesse movimento de resistência aos apagamentos da história defendemos que uma das maneiras de preservar, cultivar e democratizar as lembranças da presença e da ação humana é a constituição de lugares de memória: museus, arquivos, acervos e instituições para este fim. Chagas (2006) inspira o trabalho do CEMEF/UFMG quando propõe investir no “poder da memória”, na sua relevância política, cujo diferencial está no estabelecimento dos lugares da memória que possam estar “a serviço do desenvolvimento social, na compreensão teórica e no exercício prático da memória como direito de cidadania e não como privilégio de grupos economicamente abastados”. 

No âmbito da UFMG, cuidar dessa memória é cuidar também dos processos de formação profissional e desenvolvimento científico. Na Universidade, preservá-la é guardar, pesquisar e compreender as ações de homens e de mulheres, as políticas de governos, de órgãos públicos, de entidades diversas; a presença de clubes, federações, confederações; a realização de eventos, jogos, festivais, e tanto mais. No enfrentamento das questões anunciados pelos projetos de ensino e pesquisa em curso no CEMEF/UFMG, buscamos simultaneamente, realizar a vocação extensionista do Centro, convictos de que existe uma estreita relação entre aos processos investigativos e os processo de recuperação, preservação e divulgação da memória e da história da Educação Física mineira. E nessa perspectiva, organizamos então entre projeto.
 
Objetivos gerais

  • Recuperar, preservar e divulgar a memória da Escola de Educação Física; 
  • Criar estratégias para disponibilização e divulgação do acervo iconográfico, fílmico e tridimensional que compõe o acervo do CEMEF, contribuindo com a preservação da memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer.

 
Objetivos específicos

  • Estreitar a relação do CEMEF com a Escola de Ciência da Informação e com a Escola de Belas Artes, consolidando a parceria já iniciada por meio da constituição de uma equipe interdisciplinar de pesquisadores, professores e bolsistas dos cursos de Arquivologia, Museologia, Conservação e Restauro, História e Educação Física; 
  • Implantar ações de difusão educativa para desenvolver o diálogo com a comunidade externa, especialmente alunos do ensino fundamental e médio;
  • Organizar e promover eventos, mostras, cursos, exposições e outras iniciativas similares destinadas a grupos específicos e ao público em geral;
  • Sensibilizar a comunidade universitária, fomentando interesse nos estudos e pesquisas em História da Educação Física, do Esporte e do Lazer;
  • Produzir material de divulgação do acervo.

 
Metodologia
Para a realização das atividades extencionistas foram estabelecidas 03 frentes de trabalho. O trabalho a ser realizado em cada um dos eixos está integrado aos demais, e também ao ensino e à pesquisa em curso no CEMEF. Todavia, estabelecemos, para cada um deles, metodologia própria de trabalho, com metas e ações singulares, afeitas à especificidade dos objetos de pesquisa e intervenção. 

  • Os Arquivos Pessoais e sua Política: Os Arquivos Pessoais do CEMEF são constituídos por fundos e coleções de ex-professores da Escola de Educação Física da UFMG. A organização do acervo foi iniciada em 2007 e está em andamento. Até o momento existem 02 Fundos e 5 Coleções ordenados conforme a data de doação do acervo ao Centro. São acervos compostos por uma pluralidade de documentos: livros, planos de aula, ofícios, cartas pessoais etc.. Visto a importância e complexidade de tratamento deste acervo, temos por objetivo recuperar, organizar e disponibilizar os documentos dos Arquivos Pessoais bem como criar estratégias de recepção de novos Fundos e Coleções. No trabalho com os arquivos pessoais, cada acervo precisa ser reconhecido como um conjunto solidário e orgânico. O trabalho nos Arquivos Pessoais demandam ações distintas e complementares em sua organização: 1) Definição de Política de Recebimento e Preparação do Recebimento dos Fundos; 2) Higienização e Restauração, 3) Identificação, organização do quadro de arranjo e descrição, 4) Acondicionamento físico e 5) Disponibilização aos consulentes. 
  • A Preservação dos Acervos Audiovisuais e Iconográficos: O objetivo desse subprojeto é criar condições necessárias para garantir a preservação dos acervos audiovisual e iconográfico coletado e guardado pelo CEMEF por meio da conservação e disponibilização. Cumprido este objetivo estaremos aptos a sistematizar as ações de divulgação, de modo a viabilizar a releitura contemporânea das informações. As intervenções de conservação englobam procedimentos que objetivam melhorar o estado físico do suporte, aumentar sua permanência e prolongar-lhe a vida útil. Dada a complexidade deste acervo, o trabalho será realizado em etapas distintas: 1ª Etapa: Conservação/ Restauração; 2ª Etapa: Documentação/ Catalogação; 3ª Etapa: Guarda e manuseio e 4ª Etapa: Telecinagem e digitalização. 
  • Elaboração de Ações e Materiais Divulgados: Essa frente de trabalho tem como objetivo a elaboração de ações de “divulgação” do acervo do CEMEF e de suas atividades educativas, de pesquisa e preservação da memória, dirigidas para públicos variados. 

Tendo como finalidade a divulgação do acervo para um público de perfil diversificado, as atividades realizadas perspectivarão duas frentes de trabalho. Uma é referente à elaboração de material gráfico e midiático: cartazes, folders, catálogo, apresentações de PowerPoint, etc.. A outra tem como proposta a concepção e montagem de algumas mini-exposições temporárias no espaço do próprio Centro, para dar visibilidade aos documentos que fazem parte do acervo.