Educação Física | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 2 3

José Alfredo Oliveira Debortoli

Possui Mestrado em Educação pela FaE/UFMG e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor dos Cursos de Graduação em Educação Física e Mestrado em Lazer na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Participa da Coordenação do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social - NAPrática, onde desenvolve estudos relacionados com os temas: Infância, Aprendizagem da Cultura e Educação.

Veja mais informações no Somos UFMG

José Ângelo Gariglio

Possui graduação em bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), especialista em Educação Física Escolar pela PUC-Minas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor efetivo do magistério superior da Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação de professores de Educação Física, formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica, ensino da educação física, saberes docentes e currículo. É lider do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (ProEFE) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG.

Veja mais informações no Somos UFMG

Luciano Pereira da Silva

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

Luciano Sales Prado

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Ciências Sociais - Ciências do Esporte - Universitat Konstanz (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga crônica, fadiga aguda, fisiologia do exercício pediátrico e treinabilidade, calor e termorregulacao.

Veja mais informações no Somos UFMG

Maria Cristina Rosa

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa; especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho; mestrado em Educação Física, área de concentração Estudos do Lazer, e doutorado em Educação, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou na Universidade Federal de Ouro Preto e atualmente é professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. É professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (UFMG) e coordenadora do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF/UFMG), onde atua também como pesquisadora. Principais temas de estudo e pesquisa: história do lazer, história do corpo, história das práticas corporais de movimento, história da saúde e das doenças, estudos do lazer.

Veja mais informações no Somos UFMG

Meily Assbú Linhales

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e Bacharel em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991). Mestrado em Ciência Política (1996) e Doutorado em Educação (2006), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social da Facudade de Educação (FaE), na UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da educação física e história da educação física e do esporte. Os estudos e pesquisas recentes referem-se à historia dos processos de escolarização da educação física e do esporte. Coordena o Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF/UFMG) onde atua como pesquisadora.

Veja mais informações no Somos UFMG

Ricardo Luiz Carneiro

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1990) e mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/MG, e fisioterapeuta - Núcleo de Excelência em Fisioterapia. Tem experiência na área de Fisioterapia Esportiva e treinamento esportivo com ênfase em prevenção e tratamento de lesões esportivas.

Veja mais informações no Somos UFMG

Samuel Penna Wanner

Concluiu o curso graduação em Educação Física (2003) e o curso de mestrado em Educação Física (área de concentração: Treinamento Esportivo; 2006) ambos pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG). Na seqüência, cursou o doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e obteve o título de doutor em 2010. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Laboratório de Inflamação Sistêmica (Phoenix, AZ, EUA) no periodo compreendido entre setembro de 2008 a outubro de 2009. Atualmente é Professor Adjunto 1 do Departamento de Educação Física, EEFFTO/UFMG, na área de Fisiologia do Exercício. Participou em diversos projetos de pesquisa voltados para o estudo da fadiga, das vias neurais e dos neurotransmissores envolvidos no controle dos ajustes cardiovasculares e termorregulatórios induzidos pelo exercício físico. Além disso, possui experiência no estudo de diferentes modelos de inflamação sistêmica tanto ratos ou em camundongos.

Veja mais informações no Somos UFMG

Silvio Ricardo Da Silva

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenador e docente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer da UFMG, tutor do PET Educação Física e Lazer e coordenador do Grupo de Estudos Sobre Futebol e Torcidas (GEFuT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, futebol, torcedor e Educação Física.

Veja mais informações no Somos UFMG