Fisioterapia | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 2 3

Fernanda de Cordoba Lanza

Fernanda C. Lanza é Professora do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO da UFMG, Belo Horizonte-MG. Concluiu o doutorado em 2009, pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal da São Paulo (UNIFESP) e posteriormente realizou o pós-doutorado (2016), ambos com temática relacionada a função pulmonar de lactentes, fisioterapia respiratória, e doença pulmonar crônica na infância. Em 2017, participou de Short-Fellowship na Utrecht Medical University, Utrecht Holanda, em fisiologia do exercício em pediatria. Previamente, graduou-se em Fisioterapia pela Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande MS (1999). Obteve sua formação na assistência e na pesquisa pela Disciplina da Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na qual cursou pós-graduação lato sensu em Fisioterapia Respiratória (2000) e Mestrado em Ciências (Medicina, 2002). Profissionalmente atuou em Hospitais na cidade de São Paulo-SP, seguido da docência (desde 2002) ministrando disciplinas de Fisioterapia Respiratória, Supervisão de Estágio Hospitalar, UTI e enfermaria, em especial na população infantil (pediatria e neonatologia). Compõe o Departamento de Pediatria da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), e possui título de Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal e em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR/COFFITO. (Texto informado pelo autor)

Gisele de Cássia Gomes

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1986), mestrado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência clínica e de pesquisa na área de Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, fisioterapia, atividade física e envelhecimento, traumatologia, idosos amputados, marcha e tarefa dupla, equilíbrio e cognição.

Veja mais informações no Somos UFMG

Hércules Ribeiro Leite

É graduado em Fisioterapia (UFVJM/2007), Especialista em Fisiologia do Exercício (PUC/2009), Especialista Profissional em Neurofuncional da Criança e Adolescente (COFFITO), Mestre (UFMG/2009) e Doutor (UFMG/2013) em Ciências Fisiológicas e Pós-Doutor em Fisioterapia pela The University of Sydney, Austrália (2017-2018). Atualmente é docente do Departamento de Fisioterapia da UFMG na área de fisioterapia aplicada à neuropediatria. É autor e Organizador do livro "Fisioterapia em Pediatria: Da Evidência à prática clínica" (Ed. Medbook, 2019). Atualmente é Editor do Programa de Atualização para Fisioterapia (PROFISIO) da área de Fisioterapia Neurofuncional da criança e do adolescente, e revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais de importante impacto na área. Desde 2012, orienta discentes de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, desde 2014 orienta discentes de pós-graduação nível mestrado e desde 2016 de doutorado e atualmente orienta um discente de pós-doutorado. Previamente, iniciou profissionalmente na reabilitação de crianças com incapacidades neurológicas, seguido da docência na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2012-2014) e UFVJM (2014-2019) na área de Fisioterapia Pediátrica e Supervisão de Estágio em Pediatria. Membro da Academia Latinoamericana de Desarrollo Infantil y Discapacidade (ALDID), da Comissão Científica da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) e Coordenador do Registro Brasileiro de Gêmeos (área saúde da Criança e Adolescente). Linha de pesquisa: Avaliação do Desenvolvimento e do Desempenho Infantil (Texto informado pelo autor).

Juliana de Melo Ocarino

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004/2009). Atualmente, é Professora Adjunta II do curso de Fisioterapia da UFMG e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (UFMG). Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente na área de Desempenho Motor e Funcional Humano com ênfase em fatores biomecânicos e perceptuais envolvidos no processo de organização do movimento humano, reabilitação e prevenção de lesões esportivas.

Veja mais informações no Somos UFMG

Ligia de Loiola Cisneros

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em ensino, pesquisa e extensão na área de conhecimento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, nos seguintes temas: eletroterapia, educação terapêutica de pacientes, neuropatia diabética e doença arterial periférica. Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa "Estudos da Circulação", do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). (Texto informado pelo autor)

Veja mais informações no Somos UFMG

Luciana de Michelis Mendonça

É professora adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É docente colaboradora do Programa de Pós Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da UFVJM e do Programa de Pós Graduação em Fisioterapia da UFSCar. Possui doutorado e mestrado em Ciências da Reabilitação (UFMG), pós graduação em Fisioterapia Esportiva e Ortopédica pela UFMG e em Acupuntura pelo INCISA. Participa da diretoria da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE) e da International Federation of Sports Physical Therapy (IFSPT). É presidente da IFSPT (2021-2025). Foi fisioterapeuta do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG e possui experiência na área de Fisioterapia Ortopédica, com ênfase em Fisioterapia Esportiva; e Acupuntura, com experiência no atendimento a atletas. Fez parte do grupo de consultores da Fisioterapia do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. (Texto informado pelo autor)

 

Marcelo Velloso

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT - Presidente Prudente (1992), aprimoramento em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (1998), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e Pós-doutorado realizado junto a disciplina de Fisioterapia da TheUniversity of Sydney - Austrália com bolsa do CNPq (2015). É professor adjunto do Departamento de Fisioterapia e orientador do programa de mestrado e doutorado em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência clínica, acadêmica e administrativa pedagógica na área de Fisioterapia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Fisioterapia Respiratória, Reabilitação Pulmonar (DPOC) e Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Veja mais informações no Somos UFMG

Mariana Asmar Alencar Collares

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), Doutorado (2012) e Mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e título de especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Tem experiência em docências na graduação e pós-graduação no curso de fisioterapia nas áreas de Neurologia e Gerontologia. Experiência clinica em Reabilitação Neurológica e Gerontológica. (Texto informado pelo autor)

Mariana Maia de Oliveira Sunemi

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001), mestrado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem fisoterapêutica no câncer de mama e ginecológico e fisioterapia em uroginecologia. (Texto informado pelo autor).

Patricia Fernandes Trevizan Martinez

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007). Residência em Fisioterapia Cardiofuncional no Hospital da PUC Campinas / HMCP (2008-2010). Doutorado em Ciências (Cardiologia) pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor- HC/FMUSP - 2013 - 2017). Experiência assistencial hospitalar (Hospital Israelita Albert Einstein e Beneficência Portuguesa SP ) e atendimentos domiciliares. Experiência docente no Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora (MG) (2018 - 2022) e atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO- UFMG, área fisioterapia cardiovascular. Docente em cursos de pós graduação Lato Sensu: Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva - Hospital Israelita Albert Einstein; Fisioterapia Cardiorrespiratória - Faculdade de Fisioterapia UFJF; Fisioterapia em UTI e Cardiorrespiratória - IESPE Juiz de Fora - MG. Associada ASSOBRAFIR. (Texto informado pelo autor)