UFMG apresenta suas 75 opções de cursos a alunos da capital e do interior no próximo fim de semana | EEFFTO - UFMG

12/11/2015 | 12:12

Cerca de 40 mil estudantes, de mais de 400 escolas de ensino médio, deverão passar pelo campus Pampulha nos próximos dias 14 e 15 de novembro para conhecer de perto as 75 opções de cursos de graduação oferecidas pela UFMG. Para atender aos milhares de estudantes de todo o país que podem escolher cursos da UFMG por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Mostra das Profissões também tem formato virtual, que pode ser acessado pela internet e por meio do aplicativo Mostra UFMG para dispositivos móveis (celular e tablet).

Das 417 escolas que vão encaminhar alunos ao campus, uma centena é da Capital, e as outras 317, de outras cidades, sendo 215 estaduais e 202 das redes privada, federal e municipal. No aplicativo Mostra UFMG, que utiliza os sistemas operacionais IOS e Android e pode ser baixado no Google Play e na Apple Store, estarão disponíveis informações sobre as salas interativas, palestras, mapas de navegação do campus, galeria de fotos, entre outras.

O reitor Jaime Ramírez destaca a relevância da Mostra, que desperta nos jovens o interesse por um curso superior e oferece a oportunidade de escolha consciente de uma carreira, sobretudo nesse momento em que se conclui a implantação da Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas. "Muitos não sabem que têm a possibilidade de estudar numa instituição pública, de excelência, aberta a todos que tenham talento", comenta o reitor.

O pró-reitor adjunto de Graduação, Walmir Caminhas, comenta que nas salas interativas do campus os visitantes podem conversar com professores e alunos dos cursos, para conhecer aspectos específicos do currículo e da profissão e as possibilidades de participação em projetos de pesquisa e de extensão. Três ­palestras – duas no sábado e uma na manhã de domingo – também abordarão detalhes de cada curso. "Com o aplicativo, será possível interagir nas redes sociais, postando fotos e comentários, avaliar salas interativas, além de ter acesso a catálogos e vídeos sobre os cursos", informa o professor.

Inclusão
As inscrições prévias servem não apenas para viabilizar a logística de atendimento aos usuários nos prédios em que se realizam as atividades, mas também para viabilizar a política de acessibilidade, com atendimento personalizado a estudantes com necessidades especiais. Estarão disponíveis, por exemplo, catálogos impressos em braile e em letra ampliada, para pessoas com visão subnormal.

Também haverá intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em cada prédio, para que os deficientes auditivos possam acompanhar as palestras nos auditórios e a apresentação dos cursos nas salas interativas. Veículo adaptado fará o transporte, dentro do campus, de pessoas com dificuldades de locomoção. "Cada estudante que se inscreve manifesta sua área de interesse, por isso temos de planejar o atendimento de acordo com a demanda", relata Walmir Caminhas.

Redação: Cedecom - Assessoria de Imprensa
Contatos: 31 3409.4476 /3409.4189