Projeto da EEFFTO é destaque na Semana do Conhecimento 2015 | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Projeto da EEFFTO é destaque na Semana do Conhecimento 2015

18/11/2015 | 12:51

 

Patrícia entre as professoras Lygia Pacinni (esquerda) e Leani Souza (direita)

 

A discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), Patrícia Parreira Batista foi destaque na Semana do Conhecimento 2015. Seu projeto “Análise dos parâmetros de diagnóstico para sarcopenia preconizados pelo consenso europeu de sarcopenia, capacidade funcional e os índices plasmáticos de mediadores inflamatórios em idosas da comunidade  da cidade de Belo Horizonte – MG”, orientado pela professora Lygia Paccini Lustosa, foi um dos seis melhores projetos de dissertação expostos.

A sarcopenia é considerada uma síndrome que acomete idosos. Esta condição, que possui várias causas, é de difícil diagnóstico e está relacionada com inúmeros outros problemas na terceira idade. Ela apresenta associação com incapacidade,  fragilidade, quedas, etc. É cientificamente conceituada como “síndrome caracterizada pela progressiva e generalizada perda de massa muscular e força muscular esquelética, apresentando risco para resultados adversos como incapacidade física, pobre qualidade de vida e morte”.

Por ser um tema relativamente recente e com repercussões negativas à saúde, o projeto irá contribuir para a maior compreensão desta síndrome, bem como investigar os critérios operacionais mais adequados para o diagnóstico precoce e avaliar a sensibilidade de testes específicos para o amplo uso na prática clínica. Para a comunidade acadêmica, este projeto vai possibilitar o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa, que podem ser direcionados para ações preventivas e de reabilitação dos idosos. 

“A Patrícia é minha primeira aluna de orientação de mestrado dentro do programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação. Só isto já é motivo de grande desafio e o destaque da sua apresentação na Reitoria é motivo de muito orgulho”, afirma Lygia. O projeto foi desenvolvido seguindo uma linha de interesse de pesquisa, iniciada no doutorado da professora, que foi lapidada com as contribuições que a Patrícia trouxe. A partir da trajetória acadêmica desenvolvida pela docente e as novas questões a serem respondidas foi possível elaborar todo o projeto e a questão de pesquisa. 

Segundo Patrícia, a contribuição da professora foi imprescindível, tanto para o desenvolvimento do projeto quanto para execução. O reconhecimento do trabalho enquanto um dos seis melhores da Semana do Conhecimento 2015 é motivo de muita alegria e orgulho. “O trabalho foi desenvolvido e executado com muito cuidado e carinho, baseado na evidência científica e com propósitos de contribuição para a sociedade.  Este prêmio serve também para confirmar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos em nosso programa de Ciências da reabilitação”, conclui