VII Seminário Mineiro de Comportamento Motor traz diferentes abordagens sobre o movimento | EEFFTO - UFMG

27/11/2015 | 16:21

Teve início nesta sexta-feira, 27 de novembro, o VII Seminário Mineiro de Comportamento Motor, promovido pelo Grupo de Estudo em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Gedam). O evento aconteceu no auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.

Coordenador do Gedam e vice-diretor da Escola, o professor Herbert Ugrinowitsch explicou que o objetivo do seminário é difundir o comportamento motor não apenas na UFMG, mas em toda a comunidade acadêmica. Prova disso é que o seminário contou com a participação de alunos de diversas faculdades belo-horizontinas, além de outras universidades federais do estado. “A UFMG, por ser o principal polo de pesquisa e produção de conhecimento, está conseguindo levar o seu conhecimento a diferentes lugares do Estado. É uma grande honra e muito importante para a manutenção do laboratório”, avaliou.

Professor Herbert Ugrinowitsch destacou a presença de alunos de outras instituições

O principal ganho para quem assistiu às apresentações foi a variação de assuntos abordados no seminário. Segundo Herbert, há diferentes formas de analisar o comportamento motor. “Em algumas palestras o comportamento motor não era o fim, mas sim o meio para a investigação ou produção de conhecimento”, apontou.

Da mesma forma pensa o professor Guilherme Lage, também membro do Gedam. A proposta de ter diferentes temáticas envolvendo o comportamento motor é levar os alunos a refletir sobre a complexidade e amplitude do tema. “O movimento é importante para o desenvolvimento do ser humano. Quando você pega alguém investigando o desenvolvimento do desenho na cerâmica há dois mil anos atrás e alguém estudando o movimento nos modelos animais, a gente vê inúmeras possibilidades de estudo do movimento”, disse.

Guilherme Lage acredita que as diferentes abordagens contribuíram muito para o público presente

A abertura do primeiro dia do seminário aconteceu pela manhã, assim como a conferência realizada pelo professor Umberto Correa, da USP. Na ocasião, a aprendizagem motora, decisão e adaptação foram debatidas no auditório da Escola.

Lílian, Grace e Lívia apresentaram seus trabalhos na tarde do primeiro dia de seminário

Já no período da tarde a programação reservou espaço para três palestras com diferentes visões. A professora Lílian Panachuk de Sá, da Scientia Consultoria Científica, apresentou seu trabalho relativo ao comportamento motor visto pelo material cerâmico arqueológico. Em seguida foi a vez da professora Grace Schennato Pereira Morais (ICB/UFMG) debater sobre “Comportamentos Motores e expressão de memórias: o que podemos aprender com modelos animais?”. A última palestra foi ministrada pela professora Lívia de Castro Magalhães (EEFTTO/UFMG), na qual foi apresentada a avaliação da coordenação motora em crianças.

Já no sábado, 28, o evento começou logo cedo, às 8h, com uma mesa redonda com doutorandos do Gedam. Susiane Santos apresentou sobre "Efeito da demonstração na aprendizagem do saque do voleibol". Na sequência, Carlos Campos falou sobre "Estabilidade e correções no comportamento motor". Maria Flávia Carvalho palestrou sobre "Aprendizagem Motora na perspectiva teórica do Processo Adaptativo". Marcelo Januário apresentou sobre "Aprendizagem motora e autocontrole" e Guilherme Van Keulen finalizou com "Treinamento de força e desenvolvimento motor".

Mais tarde o professor Doutor Márcio Mário Vieira (UFMG) apresentou uma conferência sobre as linhas de pesquisa do Gedam. O evento teve fim no período da tarde após um talk-show com o professor Umberto Correa.