Projeto Educação Física para Terceira Idade visita o Inhotim | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Projeto Educação Física para Terceira Idade visita o Inhotim

02/12/2015 | 11:00

 

Arte, cultura e vistas espetaculares. Na última sexta-feira, 27, os participantes do Projeto Educação Física para Terceira Idade visitaram o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, localizado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte. Tendo um dos maiores acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, o Inhotim traz também extensos e vívidos jardins e paisagens da mata atlântica preservada. Recebe milhares de visitantes (brasileiros e estrangeiros) todo ano, e é tido por muitos um destino essencial para quem está ou vai passar pela capital mineira.

Levando uma turma de cerca de 80 idosos e oito monitores, dois ônibus saíram da EEFFTO às 8h em direção ao Inhotim. Depois de lancharem sob a sombra de árvores bonitas e ambientalmente importantes, os alunos se dividiram em quatro grupos e começaram o passeio.

Confira aqui as fotos do passeio

A visita, apesar de breve (chegaram em BH por volta das 16 horas), abrangeu galerias e obras notáveis do Inhotim, como a exposição amor lugar comum, de Luiz Zerbini; a Forty part motet, de Janet Cardiff; o mural Rodoviária de Brumadinho, de John Ahearn; a sala Continente/Nuvem, de Rivane Neuenschwander; e a escultura Imóvel/Instável, de Marcius Galan. A paisagem os acompanhou por toda a rota e serviu de plano de fundo para vários retratos sorridentes. Embora as opiniões sobre as obras divirjam um pouco, a beleza da vista é um consenso.

Lair, no projeto há dois anos, adorou a visita. "Maravilhoso. Saudável, faz bem pra gente, faz bem pra alma. Importantíssimo." Ela gosta de caipirinhas, dança, pintura e mal pode esperar pelo baile que ocorrerá no próximo fim de semana. Já Hilda diz que o que mais gosta no Inhotim é que "cada vez é diferente. Já é a segunda vez que venho, mas parece a primeira. E aqui é uma delícia, né." Viúva, acha uma ótimo ter oportunidades de sair um pouco de casa e diz ter se tornado outra desde que entrou para o projeto.

O Inhotim foi proveitoso também para os monitores. Lisiane, do 7º período de Educação Física, considera importantíssimo haver atividades diferentes no projeto, especialmente quando envolvem contato com a natureza, cultura e arte. "Além do que, eles adoram. É uma ótima experiência para todo mundo. Você vê, eles vão chegar e já comentar com os colegas sobre como foi aqui [o Inhotim]. Marca muito, o que eu acho importante para esse tipo de iniciativa." 

Saiba mais sobre as obras no site do Inhotim.