Delegação britânica confirma treinamentos para os Jogos Olímpicos de 2016 no CTE | EEFFTO - UFMG

04/12/2015 | 16:46

Fotos: Renato Carvalho / ASCOM EEFFTO

O Comitê Olímpico Britânico, no dia 30 de novembro, deu início à etapa de testes da estrutura do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG. No último dia 3 de dezembro, quinta-feira, consolidou-se a escolha do parque aquático como local de treinamento da equipe de natação, após avaliação da infraestrutura do local. A piscina é a única do país a contar com o sistema de bordas móveis, que permite o redimensionamento para treinamentos conjuntos e diferentes modalidades aquáticas.

Atletas durante o treinamento-teste

Satisfeito com a estrutura, o diretor de desempenho da equipe de natação britânica, Chris Spice, revelou que o time se sente privilegiado por poder treinar no CTE. “Quando viemos pela primeira vez, há três anos, isso era basicamente um campo de obras. A piscina está pronta agora e penso que todos fizeram um trabalho fantástico em prepará-la para nós”.

Para o diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, professor Sérgio Teixeira, o dia foi de celebração. “O dia de hoje representa uma comemoração da UFMG cumprindo sua parte no acordo com o Comitê Olímpico Britânico. Estabelecemos, em contrato, que a piscina estaria pronta neste prazo, e não foi uma tarefa simples, mas contamos com o apoio do estado, da Fundep e com a participação do próprio reitor da UFMG, que se empenhou pessoalmente para que a gente conseguisse ter essa piscina em condições para oferecer o treinamento adequado”. O professor ressalta que ainda há alguns ajustes a serem feitos, mas acredita que as estruturas do CTE atenderão às necessidades dos atletas. “As respostas foram boas até o momento. A felicidade está estampada nos olhos de todo mundo. Nós recebemos agradecimentos por parte de todo o time de natação”.

Confira aqui a galeria de fotos do evento

Destaque entre os medalhistas de ouro da modalidade nado livre no Mundial de Kazan, o atleta da equipe britânica, Calum Jarvis, também se mostrou bastante satisfeito com o Centro de Treinamento. “As instalações são incríveis. A vista aqui em volta é linda”. Calum, que disse se inspirar em César Cielo, está ansioso pelas Olimpíadas de 2016 e acredita que a estrutura do CTE será satisfatória para os treinos da equipe. “Acho que a piscina é perfeitamente adequada para nossa preparação”.

Britânicos Chris Spice e Calum Jarvis, e o diretor da EEFFTO Sérgio Teixeira.

O evento também contou com a presença do cônsul britânico em Belo Horizonte, Thomas Nemes, que destacou que é apenas o início do treinamento do comitê na cidade. “Têm ainda várias etapas de treinamento. Diversas modalidades virão conhecer as instalações e simular o treinamento, tanto olímpico, quanto paraolímpico”. Além disso, Thomas ressaltou a parceria única estabelecida entre o Comitê Olímpico Britânico e instituições brasileiras e se mostrou entusiasmado para a preparação efetiva da equipe em Belo Horizonte a partir de março de 2016. “Esperamos que a terra mineira dê um pouco de motivação a mais para que os atletas atinjam suas metas”.

O Secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Silva, também se mostrou bastante satisfeito com o resultado das obras e tem grandes expectativas quanto ao uso posterior do CTE.  “A tecnologia investida aqui é de primeiro mundo. O legado é fantástico para o esporte aquático mineiro”. O secretário espera que as estruturas sejam utilizadas posteriormente para a revelação de novos esportistas brasileiros. “É a oportunidade dos atletas terem uma instalação de primeiro mundo e extremamente adequada. Não deixamos nada a desejar aos padrões internacionais”. De acordo com Carlos, para a próxima fase do projeto está prevista a instalação de um ginásio poliesportivo para a prática de outros esportes, como futebol, artes marciais e ginástica.

A inauguração oficial desta fase da obra do CTE será realizada no dia 18 de dezembro e contará com a presença do governador de Minas e do reitor da UFMG. “Será uma grande festa”, garante o secretário.