Seminário sobre treinamento de natação de alto rendimento promove integração entre Brasil e Grã-Bretanha | EEFFTO - UFMG

04/12/2015 | 15:00

Nessa quinta-feira, 3 de dezembro, o auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG recebeu o seminário “Treinamento de Natação de alto rendimento: uma interação Grã-Bretanha e Brasil”. O evento contou com a participação de dois palestrantes britânicos e a presença do professor Luciano Sales Prado, coordenador de natação do CTE.

O seminário teve início às 17 horas, com um discurso do diretor da EEFFTO, Sérgio Teixeira. Ele citou o convênio firmado há três anos entre a comissão olímpica britânica e o Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, ressaltando que o contrato não contemplou apenas o espaço de treinamento, como também um intercâmbio científico entre os dois países – sendo o próprio seminário proveniente deste intercâmbio.

A fala passou então para Chris Spice, diretor de desempenho da equipe de natação britânica. Após agradecer à universidade pela formidável estrutura oferecida para treinamento dos Jogos Olímpicos de 2016, Spice mencionou o acompanhamento de três anos e meio que a equipe fez à construção do CTE. O tempo foi o bastante para o desenvolvimento de uma parceria próxima.

Bill Furniss, treinador principal de natação, deu a primeira palestra. Furniss falou sobre a preparação de novos atletas, e como a identificação e desenvolvimento de talentos na natação são mais difíceis do que em outros esportes. Segundo o treinador, é necessária uma avaliação de diversos aspectos que fogem da relação entre o tempo do atleta e sua idade, que vão desde a técnica e percepção tática até atitude e convívio familiar.

A segunda palestra foi ministrada por Mike Peyrebrune, coordenador técnico da British Swimming. Peyreburne abordou a evolução do treinamento de natação ao longo das últimas décadas, bem como as técnicas e métodos modernos de treino e as mudanças dentro da própria natação britânica desde os Jogos de 2012. O técnico descreveu a necessidade de um bom planejamento de treino e a manutenção do ambiente de prática e treinamento.

Chris Spice, Luciano Prado, Bill Furniss, Mike Peyrebrune e Karl Cooke

Luciano Prado, coordenador de esportes aquáticos do CTE, se mostrou satisfeito com as palestras e as questões levantadas. O professor acredita que o seminário obteve uma “abordagem diversificada da natação moderna e um contato técnico científico importante”.

Marcus Mattioli, ex-atleta olímpico que atualmente compete nas categorias Masters e Seniores, fez parte da plateia do seminário. “Acredito que contribuiu muito para a forma como vemos o treinamento da natação, foi muito enriquecedor” O medalhista aprovou a abordagem de conciliação entre condição física e boa técnica, e citou a importância de ouvir a vivência daqueles que trabalham diretamente no treinamento de natação. “Afinal de contas, estamos trabalhando em um meio de resistência, no qual a técnica é fundamental”, acrescenta.

A British Swimming tem 22 nadadores se preparando para o Rio 2016 e 60 para a Tokyo 2020.