EEFFTO recebe Mostra das Atividades de Dança e Ritmo | EEFFTO - UFMG

EEFFTO recebe Mostra das Atividades de Dança e Ritmo

09/12/2015 | 16:53

O Departamento de Educação Física realizou hoje a tradicional Mostra das Atividades de Dança e Ritmo da EEFFTO. O evento, que ocorre semestralmente há quinze anos, contou com a apresentação de alunos de diversas disciplinas relativas à dança, além de grupos e artistas convidados.

Iniciada ao meio-dia, a Mostra contou com performance de, ao todo, onze grupos. Marcaram presença os mais diversos estilos musicais, indo do bolero ao hip hop. Com a presença de um Boi Bumbá e o fundo musical de Fafá de Belém, os alunos da disciplina Danças Brasileiras animaram o público representando as tradicionais festas paraenses.

O grupo Sarandosos, composto por idosos do Projeto Extensão Escola de Dança e Ritmo Sarandeiros, foi um dos principais destaques da Mostra. Ao som de carimbó, o grupo conquistou o público com animação e a alegria contagiantes.

O encerramento da Mostra deste ano ficou por conta dos jovens do grupo Art Daki, do Centro de Promoção e Assistência Social Ana Bernardina. Os dançarinos surpreenderam a todos com os passos de hip hop.

Grazielle Genilhú, estudante do curso de licenciatura em Dança da UFMG, considerou a mostra “uma forma de fechar com chave de ouro o semestre: pegar todo o aprendizado que a gente teve durante o período e colocar todos em uma apresentação.”

A professora Isabel Coimbra, responsável pela organização da Mostra, se mostrou mais que satisfeita com as apresentações, e com o impacto destas nos próprios estudantes. “Os alunos se esforçaram muito, trabalharam muito, ensaiaram muito. Para muitos é um desafio muito grande porque não têm histórico de dança. Muitos têm preconceito com relação à dança. E é um desafio para o próprio aluno lidar com as limitações dele”. Segundo a professora, a mostra tem os objetivos de trazer a celebração da dança para a Escola, dar ao aluno a oportunidade de compartilhar seu aprendizado com a comunidade e encerrar o semestre com as atividades desenvolvidas em toda as áreas.

A dança, tanto como atividade física quanto como expressão cultural, traz grandes contribuições para quem a pratica. Na perspectiva física e biológica, é um exercício completo que permite desenvolver flexibilidade, força, velocidade e coordenação motora. Cultural e socialmente, cria ambientes de interação e intimidade, além do contato com os vários tipos de música, contextos e perspectivas sobre a dança. Nas palavras da professora Isabel: “dança é arte. A dança trabalha com o pensamento e, ao longo da história, a gente vê isso: esse pensamento se conectando dialeticamente e dialogicamente e influenciando na construção da cultura e da sociedade.”

Confira aqui a galeria de fotos da Mostra.