UFMG inaugura Centro de Treinamento Esportivo | EEFFTO - UFMG

UFMG inaugura Centro de Treinamento Esportivo

18/12/2015 | 15:58

Na manhã desta sexta-feira, 18, foram inaugurados, em cerimônia no campus Pampulha, o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) e o Anexo U do Instituto de Ciências Exatas da UFMG (Icex). A solenidade foi conduzida pelo reitor Jaime Ramírez e pela vice-reitora Sandra Goulart Almeida, com o ministro do Esporte, George Hilton, o secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, o secretário estadual de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, e o cônsul geral do Reino Unido, Thomas Nemes.

Sandra Almeida, George Hilton, Jaime Ramírez, Thomas Nemes, Carlos Henrique Alves da Silva, Luiz Cláudio Costa e Sérgio Teixeira

O evento contou ainda com a presença do diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), Sérgio Teixeira, do diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), Antônio Flávio de Carvalho, do chefe do Departamento de Ciência da Computação (DCC), Nagib Cotrim Árabe, e do diretor do CTE, Pablo Greco, além de diretores de unidades acadêmicas e servidores.

Jaime Ramírez destacou que as inaugurações representam os grandes desafios enfrentados pela Universidade. “O CTE é um grande projeto porque nos põe em posição de destaque no campo da ciência do esporte. O anexo do Icex, todo feito com recursos do Reuni, também mostra como a UFMG é capaz de reconhecer e abraçar os desafios, sempre de forma cidadã e com base no compromisso com o pensamento crítico e público”, disse.

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foi fator preponderante para que, nos últimos cinco anos, o Departamento ampliasse significativamente o número de docentes e alunos. A construção do anexo possibilitou a reorganização espacial do Instituto para ampliação do atendimento a alunos de graduação e pós-graduação, beneficiando também outros departamentos.

O CTE conta com piscina olímpica e pista de atletismo, além de laboratórios e academia

O reitor salientou ainda que ambos os projetos simbolizam o espírito de continuidade que rege as ações da Universidade, uma vez que foram decididos e iniciados em gestões anteriores. Ele a agradeceu a Clélio Campolina e Rocksane Norton, reitor e vice na gestão 2010-2014, pelo esforço em prol da parceria no caso do CTE; e a Ronaldo Pena e Heloisa Starling, pela coragem de aderir ao Reuni e iniciar o processo de transformação da Universidade, que se tornou mais inclusiva e mantendo a excelência.

O secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, destacou a representatividade da UFMG no cenário nacional. Ele enfatizou que os indicadores incluem a UFMG entre as melhores universidades do país.

“A UFMG é capaz crescer sem abrir mão da qualidade. Aqui, os recursos são aplicados com rigor e geram retorno imediato, o que faz com que a instituição consiga se manter entre as melhores, sendo referência na pós-graduação e na internacionalização”, diz.

O ministro do Esporte, George Hilton, e o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, destacaram a importância de aliar esporte e educação. “A parceria entre o governo do estado e a UFMG gera um legado que transcende o esporte. Este é um legado educacional, pois tanto os atletas quanto os cientistas do esporte vão usufruir do CTE”, salientou Carlos Henrique Alves da Silva.

Hilton acrescentou que os grandes projetos a longo prazo são viabilizados pelas parcerias entre os dois campos. “Só alcançamos esse patamar devido à parceria entre os setores do esporte e da educação. Estes são espaços onde a UFMG dá condições para que seus professores e alunos façam aquilo que o processo de ensino possibilita, que é evoluir. Queremos transformar o Brasil em um grande país que pratica esportes”, conclui.

Os espaços

O CTE, resultado de parceria da UFMG com o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes, foi construído em terreno no Centro Esportivo Universitário (CEU) e conta com pista de atletismo, ativa há três anos, ambientes para treinamento de força, laboratórios, salas de fisioterapia, academia e piscina olímpica, onde a equipe de natação do Reino Unido vai se preparar para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Já o Anexo U do Icex vai receber o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG. A obra atende a uma demanda decorrente do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Redação: Cedecom