Colônia de Férias encerra sua programação com “Tô de boa, tô na colônia” | EEFFTO - UFMG

Colônia de Férias encerra sua programação com “Tô de boa, tô na colônia”

29/01/2016 | 16:20

Nesta sexta-feira, 29, é encerrada a 12ª Colônia Férias do Programa de Educação Tutorial (PET) em Educação Física e Lazer, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

Vitor Pessoa, um dos coordenadores do evento, conta que, como encerramento, as turmas de participantes de 12 a 15 anos fizeram um acampamento em Ibirité, como tradicionalmente ocorre na Colônia. “Essas turmas, na quinta-feira depois do almoço, vão para um acampamento, em toda edição da Colônia. Elas passam a noite lá e retornam na sexta-feira de manhã”.

O último dia de Colônia também reserva uma programação especial para toda a família. Inspirado no evento mensal “Tô de boa, tô no campus”, que convida a comunidade acadêmica da UFMG a utilizar o espaço do campus para lazer, a Colônia de férias se encerra com o “Tô de boa, tô na colônia”, que tem uma proposta parecida. “É uma atividade com todas as turmas juntas, e também para convidar os pais das crianças que não participam da turma de adultos para conhecer a UFMG e conhecer a Colônia de Férias de perto”, explica Vitor.

A versão adaptada para a Colônia, o “Tô de boa, tô na colônia”, também é uma realização do Programa de Educação Tutorial (PET), que oferece, na programação, oficinas e atividades de aprendizado cultural para crianças, jovens e adultos, simultaneamente. “Um dos principais objetivos é ampliação do universo cultural dos participantes, algo que é muito caro pra a área do lazer”, diz Vitor.

Vitor acredita que a Colônia de Férias foi um sucesso, alcançando êxito em todos os aspectos: no planejamento de atividades, na estrutura, na formação dos monitores e na execução do evento. O coordenador reitera a importância da Colônia para que os monitores se distanciem do papel de alunos. “Eles acabam se tornando profissionais ao longo da execução do evento. A gente busca isso exatamente pra eles mobilizarem todos os conhecimentos que são adquiridos ao longo do curso e aplicá-los aqui”.

Para as próximas edições do evento, Vitor cita planos de aprimoramentos, como aumento no número de vagas, confecção de camisas da Colônia de Férias para os participantes e aumento da frota de transporte. “A Colônia de Férias tem se tornado um dos principais projetos da Universidade. A gente tem retorno de vários setores, inclusive o respaldo que a própria reitoria e o Centro Esportivo Universitário (CEU) têm nos dado”, afirma Vitor, e completa: “Eu acho que, de forma geral, a Colônia só tende a crescer, e isso é bom para todo mundo - para os participantes, para os alunos que buscam formação e para a Universidade".