Atletas paralímpicos se preparam para RIO 2016 no CTE | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Atletas paralímpicos se preparam para RIO 2016 no CTE

11/03/2016 | 17:48

Desde segunda-feira, 6 de março, os nadadores do Comitê Paralímpico Brasileiro realizam, no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, um treinamento conjunto. A equipe, composta por atletas, treinadores, médicos, biomecânicos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros especialistas, aprovou a estrutura do CTE e elogiou a acessibilidade do local.

Os atletas têm aproveitado os treinos para aperfeiçoar sua técnica, visando as Paraolimpíadas do Rio 2016. Rui Menslin, um dos treinadores da delegação, diz que a vinda para o CTE foi fruto de um convite feito pelo professor do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) Marco Túlio de Mello. “O professor me falou ‘Inaugurou a piscina da universidade em Belo Horizonte. É uma piscina nova e boa.’ Nós consultamos, fizemos uma reunião interna e decidimos vir para cá”, disse Rui.

O treinador Rui Menslin comanda o comitê ao lado de seis

O treinador explica que, por três ou quatro vezes ao ano, todos os paratletas da natação treinam juntos em um mesmo complexo aquático para realizar simulações de competição e identificar falhas. “Nós nos reunimos de tempos em tempos para fazer esse tipo de treino. Todo mundo treina junto para que os técnicos possam avaliar como os atletas estão”, explica Rui.

Especialista em Fisiologia do Exercício, Rui Menslin se diz satisfeito pela escolha do local. “O ambiente é fantástico! Piscina de qualidade, muitas raias disponíveis, blocos de partida bons. A gente tem tudo à nossa disposição e uma piscina excelente. O ambiente da piscina tem dois elevadores. Lá embaixo uma quantidade enorme de banheiros adaptados. Eu fiquei surpreso”, garante o treinador, que completa: “Está tudo do jeito que nós precisamos para atender as necessidades do atleta. O ambiente aqui não perde em nada para nenhuma piscina do mundo que a gente conheça”.

Joana Silva, à esquerda, em sua primeira vez no CTE

Os atletas do comitê paralímpico também aprovaram o CTE. Prestes a competir pela segunda vez em Paraolimpíadas, a nadadora Joana Silva elogiou a acessibilidade do local. “O espaço é adequado para treinamentos e tem uma boa estrutura para cadeirantes. Eu não sou cadeirante, mas utilizo muitas coisas que os cadeirantes usam, como as rampas. A estrutura, os banheiros e a chegada à piscina são acessíveis”, diz Joana.

O paratleta gaúcho Talisson Glock também enaltece a estrutura do centro de treinamento. “É uma das melhores piscinas do Brasil. Tem uma área muito boa em volta da piscina para fazer a preparação. Os blocos são excelentes e o pessoal é muito atencioso”, afirmou o nadador. O atleta, que participou de sua primeira competição internacional há sete anos, está focado no Rio 2016. “A expectativa acaba sendo bem grande, principalmente por ser no nosso país e em casa. Eu acho que a torcida brasileira vai fazer bastante diferença”.

Talisson Glock treina para Paraolimíadas no CTE

Os atletas do Comitê Paralímpico treinam no CTE até o próximo sábado, 11 de março.