Inaugurado projeto de atividades físicas para servidores da UFMG | EEFFTO - UFMG

Inaugurado projeto de atividades físicas para servidores da UFMG

16/03/2016 | 17:38

O projeto “Exercício, prevenção e envelhecimento saudável”, coordenado pelo professor Franco Noce, iniciou suas atividades exclusivas para funcionários da Universidade nessa terça-feira, 15 de março. O projeto, que ocorre desde 2013, atende gratuitamente o público interno interessado em praticar esportes e melhorar a qualidade de vida. As atividades acontecem às terças e quintas-feiras, de 17h30 às 18h30, para pessoas a partir de 45 anos.

O educador físico Martos Errera destacou a importância do projeto para os servidores da instituição. “A maioria fica muito sedentária, chega em casa tendo de fazer trabalhos de casa ou resolver outros problemas e acaba não tendo a possibilidade de praticar esportes ou alguma atividade física. Acredito que para a saúde deles vai ser muito bom”. Sobre o início das aulas, Martos se diz empolgado pela reação dos alunos. “Eles falaram que tinha muito tempo que não praticavam exercícios. A aula fez com que eles queiram voltar mais vezes”.

A subcoordenadora do Centro de Extensão da EEFFTO, Wanda Proença, que participa do projeto, disse estar satisfeita. “Depois de um longo tempo em que eu fiquei sem fazer atividade física, foi ótimo esse retorno. Teve um clima muito bacana e professores muito legais”. A servidora, que pretende melhorar a saúde e a qualidade de vida, garante: “Eu estou me preparando para a aposentadoria, então o meu primeiro compromisso é com minha saúde. Quando eu me proponho a alguma coisa, eu vou até o fim”.

O coordenador pedagógico Vinícius Freitas destacou os pontos positivos do programa. “Além do benefício físico que a atividade física traz, é uma atividade gratuita e num horário que é muito bom para eles, que é logo depois do serviço. Além disso, eles não precisam pegar trânsito nem se deslocar para algum lugar muito longe”.

Dentre as atividades realizadas no projeto estão corrida, caminhada, dança e exercícios de força. A atividade é desenvolvida em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e a Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMG e oferta 30 vagas voltadas para servidores da instituição. Atualmente, todas as vagas estão preenchidas, mas é possível inscrever-se em uma lista de espera junto à Pró- Reitoria de Recursos Humanos.