1ª Semana de Educação Física discute base comum curricular em abertura | EEFFTO - UFMG

1ª Semana de Educação Física discute base comum curricular em abertura

31/03/2016 | 15:41

Na noite de quarta-feira, 30 de março, a primeira Semana de Educação Física teve sua abertura oficial, com um fórum realizado no Auditório Central da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). O fórum teve como tema “Reflexões sobre a elaboração da base comum curricular”.

Confira a programação completa do evento

A Semana é uma iniciativa do Colegiado de Graduação de Educação Física e pretende integrar os cursos noturno e diurno em torno de oficinas e discussões sobre diferentes temas relacionados ao curso. O Professor do Departamento de Educação Física, José Alfredo, comentou o aprendizado trazido pelo evento: “É interessante essa ideia de que os conhecimentos não sejam tratados exclusivamente nas disciplinas e só por professores. Na Semana de Educação Física a inscrição é geradora de crédito, então a ideia é mesmo trazer outras possibilidade de organização”.

Emerson Silami

O Professor aposentado Emerson Silami participou do evento como palestrante e explicou e criticou a minuta que propõe o fim do curso de bacharelado em Educação Física. A discussão acerca da revisão nas diretrizes curriculares nacionais do curso acontece na Câmara de Ensino Superior desde dezembro de 2015, mas nenhuma decisão foi tomada ainda. “Existe uma adesão muito grande por grande parte das universidade públicas contra a extinção do bacharelado”, explicou Emerson. Sabendo que grande parte dos graduandos em Educação Física na EEFFTO são do curso de bacharelado, o Professor explicou sua contribuição para o fórum: “Eu vou falar para os alunos em que pé está a discussão a respeito desse assunto para tranquilizá-los, para que eles saibam que há pessoas trabalhando para que a extinção não aconteça”.

Admir Soares

O Professor do Departamento de Educação Física, Admir Soares é um representante da comissão que elabora as bases curriculares nacionais de Educação Física e discutiu o tema na Mesa, como segundo palestrante do evento. Sua fala foi elaborada de forma a reconstruir a perspectiva atual sobre o ensino de Educação Física.

Mesa “A esportivização da capoeira”

Abrindo as atividades da Semana de Educação Física, durante a manhã de quarta-feira, a EEFFTO recebeu a mesa redonda “A esportivização da capoeira”. Após um momento de homenagem aos ancestrais, o doutorando em Estudos do Lazer Fernando Ennes Bocão, conhecido pelos capoeiristas como Mestre Bocão, falou sobre a história de resistência da capoeira no Brasil e sobre a importância da prática.

Destacando a perseguição sofrida pelos negros africanos que desenvolveram a capoeira no país, Fernando salientou o reconhecimento da capoeira como esporte e como patrimônio imaterial da humanidade. Sobre a relação do tema com a Semana, foi enfatizada a colaboração da área no sentido de legitimar o saber da capoeira.

A Semana de Educação Física acontece até sexta-feira, 1º de abril.