Federação Mineira de Atletismo realiza 2° etapa do Torneio Aberto de Atletismo no CTE | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Federação Mineira de Atletismo realiza 2° etapa do Torneio Aberto de Atletismo no CTE

04/04/2016 | 16:20

 

A Federação Mineira de Atletismo (FMA) realizou, nos dias 02 e 03 de abril, no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, a segunda etapa do Torneio Aberto de Atletismo. A primeira etapa já havia acontecido no mesmo lugar no dia 12 de março.

Confira aqui a galeria de fotos do torneio

A competição visou oferecer ritmo para várias competições do segundo semestre de 2016 a atletas de diversas faixas etárias. O coordenador de atletismo do CTE, Leszek Szmuchrowski, vem afirmando a importância do centro para a comunidade. “Tentamos sempre disponibilizar a pista para popularizar o atletismo e, com frequência, temos competições aqui”, disse.

O árbitro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Mineira de Atletismo (FMA), João de Oliveira Guimarães, um dos organizadores do evento, explicou o motivo de terem escolhido o CTE para sediar o torneio em suas duas etapas. “O CTE, na realidade, é o maior centro de treinamento esportivo da América Latina, não só por este motivo, que já seria suficiente, mas por possuir todos os implementos oficiais, ter toda a adequação apropriada para as provas, tais como provas combinadas, específicas e universais. Hoje ele é a maior referência que nós temos em termos de centro de treinamento para o atletismo”, avaliou João.

Árbitro João de Oliveira Guimarães aprovou as estruturas do CTE

Os atletas, em sua maioria jovens, buscavam, principalmente, alcançar índices para o Troféu Brasil de Atletismo, que ocorrerá em julho, em lugar a ser definido. O torneio teve provas como corridas, lançamento de discos e dardos, arremesso de peso, salto em distância, salto em altura, salto triplo e corridas com barreiras.

Conseguir vaga no Troféu Brasil era a meta de muitos atletas, e o corredor de marcha atlética e técnico da equipe USIPA, Rudney Dias Nogueira, garantiu vaga para a competição e elogiou a pista de atletismo do CTE. “A pista é excelente, muito rápida. Competi os 20 km aqui no CTE para poder entender como está o meu condicionamento físico”. O atleta vem intensificando seus treinos e competições para abaixar seu tempo de 1h 26 min e 50 seg para 1h e 24 min na prova de 20 km, que é o índice para os Jogos Olímpicos 2016.

Atleta Rudney Dias Nogueira tem o quarto melhor tempo do Brasil na Marcha Atlética

O torneio contou com a participação de atletas das equipes USIPA, Clã Delfos, UFJF, Estação do Conhecimento, SESI, CRIA e APCEF (clube que treina no CTE – UFMG).