Abertura do Conbipe reforça importância da Psicologia do Esporte | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Abertura do Conbipe reforça importância da Psicologia do Esporte

15/04/2016 | 10:10

Da esquerda para a direita: Claudio Bosch, Jorge Steinhilber, Dra. Adelina Reis, Dr. Franco Noce, Mariza Borges e Dra. Regina Brandão

Começou na última quinta-feira, 14 de abril, o IX Congresso Internacional e XVI Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte (Conbipe). Participaram da cerimônia de abertura a Dra. Regina Maria Ferreira Brandão, presidente da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx) e professora da Universidade São Judas Tadeu, Dr. Franco Noce, professor da EEFFTO e coordenador do evento, Claudio Augusto Bosch, presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF 6), Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Dra. Adelina Reis, Pró-Reitora de Pesquisa da UFMG e Mariza Borges, presidente do Conselho Federal de Psicologia.

Jorge Steinhilber falou sobre a necessidade de a psicologia dialogar mais com a psicologia do esporte, juntando esforços a fim de que essa área cresça. Ele salientou também a importância dos profissionais da área esportiva terem clareza de que não é o esporte que transforma vidas, ele é apenas um meio. Para ele, são os profissionais do esporte os verdadeiros promotores dessas transformações.

De acordo com o coordenador do evento, professor Franco Noce, é muito satisfatório poder ver o congresso concretizado. “É muito bom perceber que depois de todo o esforço, de três anos de trabalho, agora o Conbipe está acontecendo”.

Mais de 400 pessoas se inscreveram no Conbipe

O professor também destacou a grande adesão que o evento conquistou. “As pessoas se engajaram no nosso projeto. São mais de 400 participantes inscritos e isso para a gente é motivo de muita alegria. Esse congresso conseguiu reunir psicólogos do esporte de todo o país. Espero que com esse evento os profissionais da área possam refletir sobre a prática profissional e pensar novas formas de intervenção, a fim de tornarem o trabalho mais eficaz e consolidarem seus espaços nas equipes esportivas”, conclui.

Antes de serem iniciadas as conferências, os professores Dietmar Samulski (in memorian) e Luiz Carlos Moraes, fundadores do Laboratório de Psicologia do Esporte da UFMG (Lapes), foram homenageados. A viúva de Dietmar, Walquiria Samulski, recebeu a homenagem em nome do professor. Em seu discurso, o professor Luiz Carlos ressaltou sua felicidade pela homenagem, os aprendizados que teve junto ao prof. Dietmar, como a realização do primeiro Congressso Internacional de Psicologia do Esporte com sede na UFMG e a satisfação em perceber que os ‘filhos’ do Lapes, hoje, se tornaram professores e têm trilhado os caminhos abertos por seus precursores.


Da esquerda para a direita: Prof. Luiz Carlos, Prof. Varley Costa, Claudio Bosch, Walquiria Samulski e Profa. Kátia Lemos

O Conbipe vai até sábado, 16 de abril. Confira a o SITE do evento e a PROGRAMAÇÃO COMPLETA.