Projeto "Diálogos de Inclusão" inaugura tema "Surdos em Foco" | EEFFTO - UFMG

Projeto "Diálogos de Inclusão" inaugura tema "Surdos em Foco"

20/04/2016 | 15:17

Neste ano, a oficialização da Libras como Língua Brasileira de Sinais completa 14 anos. O projeto “Diálogos de Inclusão”, em parceria com a Rádio UFMG Educativa e a TV UFMG inaugurará o tema “Surdos em Foco”, com entrevistas nas duas instituições.

Na Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, será feita uma entrevista com o agente educacional da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), ilustrador, cartunista e surdo, Lucas Ramon, sobre o lançamento de seu livro, “Os Três Patetas Surdos”, com destaque para seu lançamento na  Bienal do Livro de Minas. O programa vai ao ar hoje, às 15h30, e terá o auxílio de um intérprete.

Outra ação será em uma tenda instalada no gramado do CEDECOM hoje, às 16h, com uma entrevista, pela TV UFMG, com a coordenadora do projeto “Diálogos de Inclusão” e assistente social, Lina Soares de Souza, sobre a importância de se comemorar os 14 anos da oficialização da Libras como Língua Brasileira de Sinais, e a inserção e campo de trabalho desse projeto que ela coordena na UFMG. Terá a participação, também, da professora de Letras/Libras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fernanda Grazielle, que abordará o cotidiano da pessoa surda nas diversas esferas de atendimento.

O projeto “Diálogos de Inclusão” é desenvolvido na Faculdade de Letras (FALE) da UFMG em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e foi idealizado pela Técnica Administrativa em Educação, Lina Soares de Souza. Ele visa fomentar discussões dentro da comunidade universitária sobre a importância da Libras, além de capacitar os próprios servidores para atenderem as pessoas com essa deficiência.