Cemef recebe estudantes da Rede Municipal em Circuito de Museus | EEFFTO - UFMG

Cemef recebe estudantes da Rede Municipal em Circuito de Museus

06/05/2016 | 14:44

Em uma ação do Projeto Circuito de Museus, o Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), receberá, até novembro, visitas de estudantes e seus professores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. As visitas acontecerão às quartas-feiras durante os períodos da manhã e da tarde.

Intervenção que ocorreu no dia 4 de maio, no Cemef, quando o projeto iniciou suas atividades

O Cemef tornou-se parceiro do Circuito este ano e compõe, juntamente com o Museu Brasileiro do Futebol e o Centro de Memória Minas Tênis Clube, o percurso Esporte, Lazer e Memória. O objetivo do percurso é ampliar o conhecimento de estudantes e professores acerca da história dos esportes e das práticas de lazer em interface com a história da cidade, dos corpos, da cultura e da sociedade.

O Cemef integra o Projeto com a exposição Formas de Medir os Corpos, que tem o intuito de levantar questões sobre como foi possível tornar o corpo um objeto de medida, classificação e comparação, privilegiando conhecimentos produzidos no campo da Educação Física.

O Circuito

O Projeto Circuito de Museus existe desde 2011 e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte coordenado pela Gerência de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania (GEDC). O Circuito visa promover o acesso de crianças e jovens aos espaços museológicos da cidade de Belo Horizonte, tendo em vista a formação desses sujeitos como públicos aptos a usufruir de bens culturais.

De acordo com informações da GEDC, o Circuito atende em média 8.000 estudantes por ano, em sete diferentes percursos temáticos, os quais contam com cerca de 20 espaços culturais. Serão atendidas cerca de 20 escolas.