CBF apresenta novas regras de futebol a oficiais de arbitragem | EEFFTO - UFMG

CBF apresenta novas regras de futebol a oficiais de arbitragem

08/05/2016 | 15:43

Nos dias 05 e 06 de maio, a Comissão de Arbitragem da Escola Nacional de Árbitros de Futebol (CA-ENAF), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), realizou uma Jornada Técnica no Auditório Central da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.

Essa jornada, que sempre acontece antes de serem iniciados os campeonatos nacionais, organizados pela instituição máxima do futebol brasileiro, teve uma relevância muito grande neste ano, porque tratou das mudanças nas regras de futebol que foram anunciadas na assembleia anual da Internacional Football Association Board (IFAB), no dia 05 de março deste ano.

O evento foi composto por palestras interativas, onde foram apresentados lances de jogos que exemplificaram as alterações nas regras, possibilitando, aos oficiais de arbitragem, a discussão e opinião sobre quais decisões tomariam nas determinadas situações, bem como uma prova escrita.

Foram mostrados lances aos ábitros, que opinaram sobre o que fariam; na foto, cada cor de cartão representa uma decisão, sobre as quais eles se posicionam

Além disso, no primeiro dia, todas as emendas às regras de futebol foram apresentadas à imprensa, jogadores e clubes, que integram o cenário do futebol e estão ligados às mudanças.

Com profundas alterações no âmbito tático dos jogos, uma das mudanças envolve o discernimento  de oportunidade clara de gol e ataque promissor, como explica o presidente da ENAF e ex-árbitro, Alício Pena Júnior, que coordenou as palestras nos dois dias.

“A oportunidade clara de gol continua da mesma forma fora da área, mas dentro dela, o árbitro vai ter que analisar se o jogador foi para disputar a bola e ao disputar cometeu uma falta. Neste caso, a oportunidade clara de gol cai do cartão vermelho para o amarelo, passando a ser considerada um ataque promissor. Se ele vier para, realmente, fazer a falta, continua sendo punido com o vermelho”, relatou o presidente.

Alício Pena Júnior se aposentou em 2013, após 17 anos comandando o apito; integrou o quadro de árbitros da FIFA de 2003 a 2008

Segundo o instrutor técnico da CBF, Rógério Pereira, essa jornada ganha um valor e uma complexidade diferentes, porque se tratou da atualização dos árbitros e assistentes de acordo com uma demanda maior.

“Essas mudanças de 2016 são mais complexas. As revisões, geralmente, são realizadas nesta época [pela IFAB] e abarcam um ou dois pontos, mas a deste ano engloba vários pontos e, realmente, requer um trabalho educativo com a preparação de árbitros, assistentes, atletas  e comissões técnicas”, disse.

Rogério Pereira enaltece a realização da Jornada Técnica em época de lançamento das emendas às regras de futebol, anunciadas pela FIFA

Assim como está acontecendo em Belo Horizonte com os árbitros e assistentes da Federação Mineira de Futebol (FMF), a ENAF passará, até o dia 20 de maio, por todas as federações de futebol, com a função de aprimorar e capacitar os árbitros da CBF vinculados às suas respectivas federações, para atuarem nas competições organizadas pela CBF.

A Jornada Técnica acontece três vezes por ano. Em janeiro, na pré-temporada dos clubes de futebol, cada Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (CEAF) realiza treinamentos com seus árbitros associados, visando as competições de seus respectivos estados. Próximo do início do Campeonato Brasileiro, a  CBF  faz uma preparação para as demandas nacionais, e em junho, a CEAF volta a realizar testes físicos com os árbitros dos estados que coordena.