Alunos da Rede Municipal participam de aula no ginásio de Ginástica Artística | EEFFTO - UFMG

Alunos da Rede Municipal participam de aula no ginásio de Ginástica Artística

11/05/2016 | 12:00

Na manhã desta quarta-feira, 11 de maio, o ginásio de Ginástica Artística da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) recebeu a visita da turma de sexto ano da Escola Municipal Acadêmico Vivaldi Moreira.

Professora Renata Fraga, canto esquerdo da foto, acompanhada do grupo de alunos da Escola Municipal.

Renata Fraga, professora de educação física, foi responsável por desenvolver o projeto na escola e trazer a turma de crianças para conhecer e participar de atividades no ginásio da EEFFTO. A educadora ressaltou a alegria dos alunos ao visitarem o projeto. “Achei fantástico. Na escola nós não temos essa riqueza de materiais, não temos oportunidades de estar trabalhando com eles isso. E foi uma vivência muito rica para eles, acho que eles nunca vão se esquecer”, comentou.

A professora Ivana Montandon (foto), coordenadora do projeto de extensão em Ginástica Artística da EEFFTO, destacou a importância do esporte como fenômeno social e a necessidade da realização de projetos que proporcionem novos olhares sobre o esporte e a educação física para jovens e crianças. “Quando eles saem do âmbito da escola e vêm para uma universidade, como a UFMG, isso cria olhares, cria novos percursos de vida. Isso parte do conhecimento para o aluno do que é o esporte, quais são as modalidades esportivas e que tipos de ginásticasele pode praticar, entre outros aspectos".

A professora ainda complementa que o aluno adquire outras perspectivas partir da prática da educação física, para conhecer o esporte e vir praticá-lo na UFMG. "É uma possibilidade de futuro, um conhecimento que ele ganha a partir da universidade”, conclui.

O Projeto

Coordenado pelas professoras Ivana Montandon e Kátia Lemos, o projeto de ensino em Ginástica Artística e Rítmica recebe a visita de escolas públicas, municipais, estaduais e eventualmente particulares.

Através do trabalho realizado, os visitantes aprendem sobre o universo da modalidade e tem a oportunidade de participar de uma aula prática de ginástica ministrada por alunos da EEFFTO.

O programa busca a ampla divulgação do esporte para crianças, adolescentes e adultos, e contribui para a formação dos estudantes de graduação da Escola de Educação Física, proporcionando vivências reais e práticas do ambiente escolar.