Professora da EEFFTO é escolhida para carregar tocha Olímpica | EEFFTO - UFMG

Professora da EEFFTO é escolhida para carregar tocha Olímpica

12/05/2016 | 15:53

Sediar a maior competição esportiva do mundo é gratificante para qualquer anfitrião. Durante o mês de agosto, nas Olimpíadas, atletas de várias nacionalidades estarão no Brasil para competir por diversos esportes, em busca de grandes conquistas. Um de seus grandes símbolos, a Tocha Olímpica configura uma tradição milenar.

Acesa no dia 21 de abril deste ano, no templo de Hera, em Olímpia, na Grécia, o fogo olímpico vem fazendo um trajeto por todos os estados brasileiros. No dia 04 de agosto, a tocha chegará na cidade do Rio de Janeiro, e no dia 05, na grande cerimônia de abertura do evento, no Maracanã, será acesa a pira olímpica.

Em solo mineiro desde o dia 07 de maio, a tocha passará pela capital, Belo Horizonte, no neste sábado, 14 de maio. Dentre os condutores da tocha, uma das escolhidas é a ex-atleta de ginástica artística e professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, Ivana Montandon Soares Aleixo. “É uma sensação muito legal, estou me sentindo muito contente, feliz e orgulhosa. Eu já havia corrido com a tocha do Pan-Americano de 2007, mas Olimpíada é o evento máximo”, afirmou.

Ivana Montandon foi integrante da seleção brasileira de ginástica artística durante 10 anos

Ivana foi indicada pela irmã, Isabel Montandon Soares ao patrocinador Bradesco, que escolhe carregadores com base em suas histórias inspiradoras. Segundo Ivana, foi sua irmã Isabel que viu nela um potencial para a ginástica. “Ela me indicou e depois me falou sobre a indicação, mas não esperava que desse certo”, relatou a escolhida.

Todos os condutores têm  relação com alguma superação ou transformação no ambiente no qual estão inseridos, e Ivana participa de um projeto na EEFFTO, há 22 anos, desde que assumiu o cargo de professora na Escola. “É um projeto de extensão de ginástica artística da Escola, que envolve uma iniciação na ginástica artística para crianças a partir de 4 anos, até a fase adulta. Temos, também, dentro deste projeto, um outro com equipes que representam a Escola em várias competições. Temos diversas turmas, sendo oferecidas aulas em todos os períodos”, disse a professora.

Ivana enalteceu o papel que a ginástica teve em sua vida como atleta e como professora. “A ginástica, na minha vida, foi muito importante, porque eu consegui ser uma atleta de sucesso. Através dela, pude conhecer várias pessoas e lugares, ter um reconhecimento dentro do esporte, e ainda me influenciou na escolha da profissão, porque hoje sou uma professora de Educação Física”.

Desde os 6 anos de idade na ginástica, participou dos Jogos Pan-Americanos no México em 1975, foi campeã individual geral em campeonato brasileiro e sul-americano de ginástica artística, participou do Mundial de Gymnasíade na França, e teve uma trajetória na seleção brasileira de ginástica artística dos 12 aos 22 anos. Para ela, carregar a tocha é como  fazer parte de um grande abraço nos Jogos Olímpicos, dado por todo o país.

"A tocha é conduzida pelo Brasil inteiro, então é como se o país estivesse abraçando os Jogos. Fazer parte dessa quantidade de pessoas que estão ‘dando um grande abraço’,  poder ser uma mão nesse abraço, é muito gratificante, um orgulho”, concluiu a professora.

A tocha Olímpica passará por pontos turísticos de Belo Horizonte, como a Igreja São Francisco de Assis, o Mineirão, o Mercado Central, praça Sete e praça da Liberdade, tendo o fim do trajeto na praça da Estação, onde será acesa a pira olímpica, com shows e apresentações a partir das 17h.

Ginástica Artística nas Olimpíadas

Nesta edição dos Jogos Olímpicos, será a primeira vez que as equipes completas, feminina e masculina, participam juntas. “É a primeira vez, e é por mérito. Não é por indicação, nem por ser país-sede”, destacou a professora, que acredita que o Brasil tem boas chances de medalhas.

Confira aqui o percurso da tocha Olímpica em Belo Horizonte.