Projeto de Inclusão Digital oferece aulas a funcionárias de limpeza da EEFFTO | EEFFTO - UFMG

Projeto de Inclusão Digital oferece aulas a funcionárias de limpeza da EEFFTO

12/05/2016 | 18:31

O setor de informática da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, está realizando às terças e quintas-feiras, de 15h às 16h, o Projeto de Inclusão Digital com funcionárias de limpeza da Escola, no Laboratório de Informática.

O técnico em informática e coordenador do projeto, Geraldo Vítor Marques, destacou a importância do projeto para as 8 servidoras. “Todas elas têm computador em casa, os filhos sabem mexer e elas não têm essa oportunidade, então, o objetivo é que realmente elas possam, na casa delas, ter a liberdade de fazer uma compra pela internet, por exemplo. Às vezes, os filhos não conseguem ensinar pois não têm uma didática”, disse.

Geraldo Vítor Marques, coordenador do Projeto de Inclusão Digital

O coordenador afirmou que tem feito um diagnóstico da turma e está começando por um nível básico inicial, pretendendo transmitir informações variadas. “Pelo que tenho percebido, elas têm dificuldades básicas. Vamos trabalhar com elas desde o conhecimento sobre o funcionamento dos equipamentos, sistema operacional, como funciona a Internet e como fazer compras nela, vamos passar pelo sistema Android, sobre como usar o celular e questões de segurança na Internet, entre outros”, afirmou o coordenador.

A servidora da Escola e aluna do projeto, Viviane Aparecida Monteiro, tem aprovado a chance ofertada a elas. “Acho essa oportunidade muito boa para todas nós, e estou amando. Quero aprender a mexer no computador, mandar email. Não tinha noção nenhuma”, afirmou.

Destacando a singularidade dessa oportunidade, Adriana Júnia da Silva, enalteceu a funcionalidade do projeto para a vida delas. “O projeto é muito bom para nós, até mesmo para crescimento pessoal. É muito importante, pois queremos conquistar alvos na nossa vida e precisamos buscar conhecimento. Essa oportunidade é única”.

Viviane Aparecida e Adriana Júnia da Silva são alunas do Projeto de Inclusão Digital

O Projeto de Inclusão Digital não tem duração estipulada com as servidoras, e edições anteriores foram realizadas com integrantes da Cruz Vermelha e outros funcionários da EEFFTO.