23/05/2016 | 18:02
Entre os dias 18 e 20 de maio ocorreu, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), o Encontro de Formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade e Vida Saudável (PELC/VS).
Com o objetivo de desenvolver a formação de agentes, a parceria entre o Ministério do Esporte e a UFMG - em especial com a EEFFTO - desenvolve ações de formação e acompanhamento do PELC e do Vida Saudável. O PELC é um programa de esporte, recreação e lazer voltado para crianças, jovens, adultos e idosos, incluindo pessoas portadoras de deficiências.
O Vida Saudável é construído na mesma lógica, porém é direcionado exclusivamente ao público da terceira idade. Para o coordenador da parceria, Helder Isayama, a colaboração traz benefícios à Universidade como corpo social: “Eu acho que ela contribui para a qualificação da Universidade, que não fica tão isolada do contexto da comunidade e da sociedade de uma maneira geral”.
A coordenadora geral de Estudo e Pesquisa de Esporte e Lazer da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), Ana Elenara Pintos, explicou que o encontro tem o intuito de discutir os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliar as formações e as parcerias vigentes do programa no País, refletindo criticamente sobre todos os processos e a qualificação do trabalho.
Durante o encontro de formadores do PELC, foram realizadas mesas temáticas de análise e discussão das práticas conjuntas aos agentes sociais nas instituições conveniadas. Na primeira mesa redonda, com a temática “Lazer e Educação”, foram apontadas as possibilidades de organização do lazer com vistas à transformação social, tendo a educação como mediadora do processo.
Já na mesa “Lazer e Diversidade”, os formadores ressaltaram a necessidade de se pensar a diversidade a partir dos grupos sociais e da garantia dos seus direitos como uma das principais diretrizes do PELC. É neste contexto que ocorreu a apresentação musical do grupo Batucarte, um projeto de extensão de Marie Tavares.
Em reuniões organizativas dos trabalhos dos formadores, foram discutidas as metodologias de formação aplicáveis aos contextos dos agentes sociais, tornando possível que se faça a adequação da formação aos lugares onde cada agente vai trabalhar. Abordaram-se, também, a importância do formador fazer um estudo da realidade do agente social, bem como seu papel no processo.
Além da modalidade presencial dos cursos de formação do PELC, há também a opção pela Educação à Distância (EaD), que é aberta aos agentes sociais. Com temáticas referentes não só ao PELC, a modalidade tem apresentado cursos voltados para pessoas portadoras de necessidades especiais, povos indígenas e comunidades tradicionais. A EaD foi amplamente discutida no encontro, com vistas a estratégias de interação, linguagens e ferramentas para motivação dos alunos.
A importância do PELC e o compromisso dos educadores na abertura de espaços dentro do programa para as comunidades, foram assuntos debatidos durante o evento. Vários profissionais presentes nas mesas ressaltaram a necessidade da promoção de uma educação voltada para a transformação social, a luta pela democratização da cultura, além do entendimento do lazer enquanto espaço de crítica da realidade atual.
PELC
Criado em 2003, o Programa Esporte e Lazer da Cidade é uma iniciativa do Ministério de Esportes do Governo Federal e tem como objetivo a democratização do acesso às práticas esportivas e de lazer através da implantação de núcleos em locais mais vulneráveis das cidades brasileiras.
A parceria do PELC com a UFMG já dura seis anos e conta com o crescente envolvimento de profissionais do lazer, da saúde e do esporte para desenvolvimento da sua formação na Universidade.
Encontros
Os Encontros de Formação organizados pelo PELC ocorrem semestralmente e contam com a participação de diversos profissionais, entre eles formadores, articuladores regionais e orientadores pedagógicos de vários estados.
O evento funciona como um espaço de construção e análise de saberes relacionados ao lazer, discussão dos desafios encontrados pelos projetos do PELC e avaliação das diretrizes do Programa.