PELC discute conteúdos, metodologias e formas de avaliação de formações | EEFFTO - UFMG

PELC discute conteúdos, metodologias e formas de avaliação de formações

23/05/2016 | 18:02

Entre os dias 18 e 20 de maio ocorreu, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), o Encontro de Formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade e Vida Saudável (PELC/VS).

Com o objetivo de desenvolver a formação de agentes, a parceria entre o Ministério do Esporte e a UFMG - em especial com a EEFFTO - desenvolve ações de formação e acompanhamento do PELC e do Vida Saudável. O PELC é um programa de esporte, recreação e lazer voltado para crianças, jovens, adultos e idosos, incluindo pessoas portadoras de deficiências.

O Vida Saudável é construído na mesma lógica, porém é direcionado exclusivamente ao público da terceira idade. Para o coordenador da parceria, Helder Isayama, a colaboração traz benefícios à Universidade como corpo social: “Eu acho que ela contribui para a qualificação da Universidade, que não fica tão isolada do contexto da comunidade e da sociedade de uma maneira geral”.

A coordenadora geral de Estudo e Pesquisa de Esporte e Lazer da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), Ana Elenara Pintos, explicou que o encontro tem o intuito de discutir os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliar as formações e as parcerias vigentes do programa no País, refletindo criticamente sobre todos os processos e a qualificação do trabalho.

Ana Elenara Pintos iniciou as atividades do PELC na mesa de abertura do evento

Durante o encontro de formadores do PELC, foram realizadas mesas temáticas de análise e discussão das práticas conjuntas aos agentes sociais nas instituições conveniadas. Na primeira mesa redonda, com a temática “Lazer e Educação”, foram apontadas as possibilidades de organização do lazer com vistas à transformação social, tendo a educação como mediadora do processo.

Já na mesa “Lazer e Diversidade”, os formadores ressaltaram a necessidade de se pensar a diversidade a partir dos grupos sociais e da garantia dos seus direitos como uma das principais diretrizes do PELC. É neste contexto que ocorreu a apresentação musical do grupo Batucarte, um projeto de extensão de Marie Tavares.

A apresentação do grupo "Batucarte" encerrou a mesa "Lazer e Diversidade"

Em reuniões organizativas dos trabalhos dos formadores, foram discutidas as metodologias de formação aplicáveis aos contextos dos agentes sociais, tornando possível que se faça a adequação da formação aos lugares onde cada agente vai trabalhar. Abordaram-se, também, a importância do formador fazer um estudo da realidade do agente social, bem como seu papel no processo.

Além da modalidade presencial dos cursos de formação do PELC, há também a opção pela Educação à Distância (EaD), que é aberta aos agentes sociais. Com temáticas referentes não só ao PELC, a modalidade tem apresentado cursos voltados para pessoas portadoras de necessidades especiais, povos indígenas e comunidades tradicionais. A EaD foi amplamente discutida no encontro, com vistas a estratégias de interação, linguagens e ferramentas para motivação dos alunos.

O evento contou também com reuniões organizativas que abordaram as metodologias aplicadas nos processos de formação

A importância do PELC e o compromisso dos educadores na abertura de espaços dentro do programa para as comunidades, foram assuntos debatidos durante o evento. Vários profissionais presentes nas mesas ressaltaram a necessidade da promoção de uma educação voltada para a transformação social, a luta pela democratização da cultura, além do entendimento do lazer enquanto espaço de crítica da realidade atual.

PELC

Criado em 2003, o Programa Esporte e Lazer da Cidade é uma iniciativa do Ministério de Esportes do Governo Federal e tem como objetivo a democratização do acesso às práticas esportivas e de lazer através da implantação de núcleos em locais mais vulneráveis das cidades brasileiras.

A parceria do PELC com a UFMG já dura seis anos e conta com o crescente envolvimento de profissionais do lazer, da saúde e do esporte para desenvolvimento da sua formação na Universidade.

Encontros

Os Encontros de Formação organizados pelo PELC ocorrem semestralmente e contam com a participação de diversos profissionais, entre eles formadores, articuladores regionais e orientadores pedagógicos de vários estados.

O evento funciona como um espaço de construção e análise de saberes relacionados ao lazer, discussão dos desafios encontrados pelos projetos do PELC e avaliação das diretrizes do Programa.