Evento trabalha a inclusão escolar e a autonomia dos estudantes | EEFFTO - UFMG

Evento trabalha a inclusão escolar e a autonomia dos estudantes

25/09/2013 | 13:13

O evento “Inclusão escolar: direito e dever de todos – como desenvolver a autonomia dos estudantes?”, que aconteceu este mês na EEFFTO, é resultado de uma parceria entre o Departamento de Terapia Ocupacional e da Secretaria Municipal de Educação. Quase 120 auxiliares de inclusão da rede municipal de ensino, que acompanham crianças e adolescentes no ambiente escolar, estiveram presentes.

Inicialmente os auxiliares participaram de oficinas, que trabalharam a produção de conteúdo no formato mais criativo, como paródias, poesia e teatro. Depois, a estudante da UFMG, Sheila Caetano, que tem sequela de paralisia cerebral, fez um depoimento sobre seu percurso na escola e seus desafios no cotidiano.

A professora Márcia Bastos, do Departamento de Terapia Ocupacional da EEFFTO, ministrou uma palestra sobre a educação inclusiva e a importância dos auxiliares de inclusão investirem na autonomia de seus alunos no contexto escolar. Ela afirma que a educação inclusiva se apoia em uma visão ampliada do processo de ensino e de aprendizagem, independente de ter ou não diagnóstico clínico, psicológico ou pedagógico.

O evento, coordenado pela professora Márcia Bastos Rezende, foi organizado pelos estudantes das disciplinas de estágio curricular do curso de graduação em Terapia Ocupacional e pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial de Terapia Ocupacional e do Projeto de Extensão “Inclusão escolar: direito e dever de todos”. As atividades aconteceram no dia 14 de setembro de 2013.