I Colóquio Interno do GEDAM apresenta as pesquisas desenvolvidas dentro do grupo | EEFFTO - UFMG

01/07/2016 | 17:25

Nesta sexta-feira, 1º de julho, foi realizado o I Colóquio Interno do Grupo de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM), na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG, com foco na apresentação de pesquisas que vêm sendo realizadas dentro do grupo.

O coordenador do colóquio, Rodolfo Novellino Benda, potencializou o papel do encontro, por promover um autoconhecimento dentro da própria equipe. “Somos quatro orientadores, numa dimensão muito grande, e às vezes não sabemos o que o colega do lado está fazendo. O evento foi organizado para que o próprio laboratório se conhecesse. Com essa dimensão, nós abrimos à comunidade e aos alunos de graduação, que têm tirado muito proveito, e possivelmente, são candidatos em potencial para participarem do laboratório, em um ciclo contínuo de renovação de alunos que nós temos”, afirmou.

Rodolfo Novellino Benda é um dos orientadores do GEDAM e foi quem viu a necessidade de promover um encontro com olhar para o compartilhamento das pesquisas dentro do grupo

O GEDAM possui quatro professores que orientam os trabalhos desenvolvidos, os quais ministraram palestras sobre linhas de pesquisas em que atuam. Iniciando os trabalhos, o professor da EEFFTO e orientador do GEDAM, Herbert Ugrinowitsch, abordou a “Pesquisa de Síntese em Aprendizagem Motora”, apresentando exemplos que reforçaram as ideias. Na palestra, Herbert reafirmou a dissociação de pesquisa de síntese como sendo uma pesquisa aplicada, pontuando níveis complementares de análise.

Em outra palestra, o professor Guilherme Menezes Lage apresentou algumas pesquisas e resultados envolvendo o estudo das relações entre aspectos comportamentais e aspectos neurobiológicos que organizam as práticas, tanto repetitivas como aleatórias.

Outros dois orientadores a expor suas linhas de pesquisa foram os professores Márcio Mário Vieira, destacando os “Efeitos da frequência de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora em adultos e crianças”, e Rodolfo Novellino, que apresentou “Fatores que interferem no Desenvolvimento Motor de crianças”.

Dentro do GEDAM, atualmente, são desenvolvidos cerca de 40 trabalhos, dos quais 36 foram apresentados em pôsteres, sendo todos de alunos regulares, de iniciação científica, mestrado, doutorado e trabalhos de conclusão de curso.

Tanto pesquisas em andamento quanto finalizadas foram apresentadas nos 36 pôsteres, expostos na área de circulação da EEFFTO

Esse é o primeiro colóquio desenvolvido dentro do GEDAM, e a ideia é que sejam realizados semestralmente, sempre buscando a atualização dos próprios integrantes quanto aos trabalhos que vem sendo analisados no grupo.