Professora da EEFFTO lança cartilha para população idosa sobre o uso da ducha nasal | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Professora da EEFFTO lança cartilha para população idosa sobre o uso da ducha nasal

18/07/2016 | 12:07

 

O projeto de extensão “Construção de Ferramentas Facilitadoras à Adesão do Uso da Ducha Nasal pela População”, desenvolvido pela professora Dra. Tereza Cristina Silva Brant, do Departamento de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG, elaborou uma nova cartilha voltada para a divulgação do uso da ducha nasal intitulada “Idoso legal faz ducha nasal”.

Visando a prevenção de incômodos nas vias aéreas superiores dos idosos e o tratamento de sintomas como espirros, coriza e doenças respiratórias, principalmente durante o inverno quando estes sintomas são mais intensos, a técnica da ducha nasal é um metódo não farmacológico que vem sendo fortemente recomendado por especialistas.

O novo material digital sobre a limpeza do nariz com soro fisiológico é voltado para a população idosa e foi desenvolvido por alunos do curso de graduação em Fisioterapia matriculados na disciplina “Tópicos em Fisioterapia – Abordagem da Fisioterapia Respiratória em Nível Ambulatorial”.

Confira abaixo o passo a passo algumas curiosidades sobre a técnica:

 

O projeto da professora Dra. Tereza Cristina Silva Brant também foi responsável pela produção da cartilha “Ops! Adulto também precisa lavar o nariz”, que pode ser encontrada aqui

Confira aqui o PDF da cartilha "Idoso legal faz ducha nasal"