Após turnê mundial, Sarandeiros volta a se apresentar no Brasil | EEFFTO - UFMG

Após turnê mundial, Sarandeiros volta a se apresentar no Brasil

29/07/2016 | 12:00

O Grupo Sarandeiros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG, encerrou no fim deste mês de julho sua turnê internacional. Com uma duração de cerca de 27 dias, esta foi a 16° turnê mundial do grupo que começou na abertura do festival “Culturas Cruzadas”, na sede da Unesco, em Paris, no dia 1° de julho.

Os dançarinos e músicos que integram o grupo Sarandeiros também levaram as apresentações produzidas sob a égide do folclore brasileiro para a Ilha de Guadalupe, no Caribe, onde se apresentaram ao lado de grupos de outros seis países, entre eles Rússia e Peru, e para a Holanda, em um dos maiores desfiles da Europa.

O encerramento da turnê aconteceu em Le Puy-en-Velay, no sul da França e de lá o grupo retornou ao Brasil para a participação no 44° Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul.

O Sarandeiros se apresenta no Festival de Folclore até no domingo, 01 de agosto

Após o estrondoso sucesso em solo estrangeiro, os representantes de Minas Gerais no Festival de Folclore foram aplaudidos de pé pelo público presente em sua primeira apresentação no evento. O grupo permanecerá no Rio Grande do Sul até domingo, 01 de agosto, quando fará o show de encerramento do Festival.

Grupo Sarandeiros

O Grupo Sarandeiros faz parte do projeto de extensão Escola de Dança e Ritmo Sarandeiros, da EEFFTO. Sob direção do professor e chefe do Departamento de Educação Física da Escola, Dr. Gustavo Côrtes, o grupo conta com mais de 60 integrantes, dos quais 32 músicos e dançarinos seguiram nesta turnê, onde o Grupo Sarandeiros é o único representante brasileiro.