Posto de Enfermagem da EEFFTO realiza primeira parte do Curso de Atendimento Cardiovascular de Emergência | EEFFTO - UFMG

01/08/2016 | 18:57

O posto de Enfermagem da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) está ofertando o curso "Atendimento Cardiovascular de Emergência" a docentes, discentes e servidores da Escola, no Miniauditório da EEFFTO, cujo conteúdo tem uma duração de oito horas, sendo quatro práticas e a outra metade teórica.

Em concordância com a Lei 9317, de janeiro de 2007, cujo Artigo 1° dispõe que locais públicos ou privados que contenham um grande número de pessoas devem ter tanto o uso do desfibrilador automático externo quanto um corpo de pessoal treinado e capacitado em suporte de vida, o posto resolveu disponibilizar pela primeira vez o curso, uma vez que no Item 8 desse artigo consta que “instituição de Ensino Superior” é um dos locais que demanda o cumprimento dessas exigências.

A coordenadora do posto de Enfermagem da EEFFTO e responsável por ministrar o curso, Silvia Cristina Severo de Souza, apontou que a ideia é capacitar o maior número de pessoas, e que é papel da Universidade buscar as providências do cumprimento da lei. “Desde que nos mudamos para cá [atual plantel do posto, que está na Escola desde fevereiro de 2016] estamos fazendo diagnóstico, vendo o que precisava fazer para termos o desfibrilador e a estrutura de funcionamento de acordo com a lei. Levantamos essas demandas e agora estamos treinando pessoas para usar dentro e fora daqui. Acredito que seja missão da Universidade capacitar pessoas para que consigam socorrer onde a emergência ocorra, não só aqui", destacou Sílvia.

Silvia Cristina destacou o quão fundamental é ter pessoas capacitadas em situações de emergência

A enfermeira ainda reforçou a necessidade de capacitar as pessoas dentro da importância de se estar preparado para atuar em qualquer lugar, diante de situações totalmente inesperadas, onde qualquer fração de tempo pode ser determinante para a sobrevivência de alguém. “Possuímos o programa, adquirimos os equipamentos e agora estamos treinando as pessoas. Em uma parada cardíaca, qualquer minuto é precioso para salvar o paciente até que a equipe de resgate chegue. Se, na hora da emergência, existe uma pessoa capacitada a realizar esse pré-atendimento durante uma ocorrência desse tipo, e reanimar um paciente antes que o resgate chegue, é possível salvar vidas”, completou Sílvia.

Finalizada a aula teórica na tarde desta segunda, 1° de agosto, a próxima etapa será realizada no dia 8 deste mês, com a aula prática. Além desta turma, será ofertada um outra entre os dias 22 e 29 de agosto. O posto de Enfermagem da EEFFTO é composto por uma enfermeira e dois técnicos em enfermagem, cujos profissionais estão em atuação na Escola desde fevereiro do ano passado.