EEFFTO recebe destaque no Congresso de Psicologia do Esporte | EEFFTO - UFMG

EEFFTO recebe destaque no Congresso de Psicologia do Esporte

13/11/2013 | 16:42

Professores e alunos da EEFFTO marcaram presença no XV Congresso Brasileiro e VIII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício (Conbipe) entre os dias 6 e 9 de novembro, em Florianópolis. O Conbipe é organizado pela Sociedade Brasileira da Psicologia do Esporte (Sobrape) e foi composto por palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos.

Os professores Franco Noce e Varley da Costa, ambos do Departamento de Esportes, ministraram palestras no evento. Os professores foram acompanhados de alunos do Laboratório de Psicologia do Esporte, que participaram das palestras e apresentaram seus trabalhos desenvolvidos na EEFFTO.

Além dos diversos conteúdos acadêmicos apresentados, o evento marcou a eleição de novos membros da diretoria executiva da Sobrape (2013/2015), da qual os professores Franco e Varley foram eleitos. Por fim, o professor Dietmar, falecido em dezembro de 2012, foi homenageado pela Sobrape.

"O congresso teve uma importância muito grande. Primeiramente por uma apresentação de conteúdo muito boa, com convidados de renome internacional. Em segundo lugar, foi marcada pela posse de uma nova diretoria que vai reestruturar e dar mais visibilidade à Sobrape, principalmente nesse período de grandes jogos – copa do mundo e olimpíadas. E, por fim, pela homenagem ao professor Dietmar", contou o professor Franco Noce.

Confira as fotos do evento neste link.

O prêmio de melhor trabalho apresentado foi para aluna da EEFFTO

Dentre os trabalhos apresentados no congresso, a aluna Ana Rachel, do 4º período de Licenciatura em Educação Física, recebeu o prêmio de melhor trabalho com o título "Relação entre a atividade física e a depressão no projeto Educação Física para a Terceira Idade/UFMG".

"O nosso objetivo nesse estudo foi verificar a relação entre a atividade física e os níveis de depressão nos idosos do Projeto tendo em vista que relatórios recentes da ONU nos mostram que a população com mais de 60 anos tende a duplicar em países desenvolvidos e triplicar em países em desenvolvimento", explicou Ana Rachel.

Por meio da aplicação de questionários e aplicação do Mini Exame do Estado Mental (Mini Mental), as avaliações concluíram que a atividade física contribuiu para a diminuição de incidência da depressão nessa população.

Homenagem ao professor Dietmar

Dietmar Martin Samulski foi professor do Departamento de Esportes da EEFFTO (1995/2012) e chegou a ser presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte. Durante o evento, que marcou 1 ano de seu falecimento, o professor foi homenageado com um vídeo.

Veja o vídeo de homenagem neste link.