TEAM GB recebe a visita de crianças em treino aberto no CTE | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





TEAM GB recebe a visita de crianças em treino aberto no CTE

07/08/2016 | 12:30

Às vésperas da cerimônia de abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, os atletas representantes do TEAM GB (equipe da Grã-Bretanha) nas provas de atletismo da Olimpíada seguem treinando nas pistas do Centro de Treinamento Esportivo (CTE), da UFMG.

Mesmo nesta corrida contra o tempo, os atletas entre um alongamento e outro receberam uma visita especial na última sexta-feira, 05 de agosto. Durante a manhã, aconteceu uma ação promovida pela Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Educação (SEE) e com o Núcleo de Articulação em Minas 2016.

O projeto denominado “Welcome Great Britain Minas 2016" consistiu em um concurso desenvolvido em dezessete regiões do estado mineiro, entre escolas estaduais e municipais, onde os alunos sob a orientação dos professores de inglês deveriam produzir cartões de boas-vindas para a delegação britânica.

Os vencedores do concurso foram escolhidos por meio de uma votação online e os donos dos cartões preferidos do público foram selecionados para representarem suas escolas no momento da entrega aos atletas.

Membros do TEAM GB receberam os alunos que produziram os cartões vencedores

Macaé Evaristo, Secretária Estadual de Educação, foi uma das organizadoras da ação. A Secretária destacou a importância do momento olímpico para a formação de crianças e jovens em um ideário de convivência, respeito e solidariedade entre todos os povos.

A secretária também explicou sobre o outro objetivo da ação, o de apresentar a hospitalidade mineira para o resto do mundo. “Nós queríamos demonstrar esse carinho, esse acolhimento, esse jeito que Minas Gerais tem de receber bem as pessoas de qualquer lugar do mundo”, contou a Secretária de Educação.  

Entre os presentes, estavam os atletas Kelly Massey, Harry Aitkins-Areetey, Louise Bloor, Jazmin Sawyers e Ojie Edoborun, representantes da equipe de atletismo britânica, que receberam os cartões desenhados pelas crianças e se emocionaram diversas vezes com o carinho recebido.

As atletas da equipe britânica, Louise Bloor e Kelly Massey e o cônsul do Reino Unido em Minas, Thomas Nemes, ficaram contentes com os cartões

Após a interação com os atletas, as crianças também puderam assistir o treinamento dos esportistas que são as grandes esperanças de medalha da Grã-Bretanha nesta Olimpíada, como a atleta Christine Ohuruogu, especialista da prova de 400 metros rasos.

Os alunos das escolas estaduais e municipais de Minas Gerais ficaram empolgados com a presença da equipe britânica. “Foi muito bom. Eu gostei de ver os atletas e é muito legal vê-los participando dos Jogos Olímpicos. Vou me lembrar pra sempre disso.”, contou Carlos Eduardo, aluno do quinto ano da Escola Estadual Cabana Pai Tomás.

Carlos Eduardo e os professores de educação física da Escola Estadual Cabana Pai Tomás. O aluno contou que quer competir pelo atletismo ou pela natação no futuro

Festa

Um dos ápices do ‘Welcome Great Britain Minas 2016’ foi a apresentação musical das crianças de algumas das escolas convidadas.

Os atletas já muito emocionados também se divertiram e dançaram com os ritmos do tambor brasileiro tocados pelas crianças da rede estadual e desenvolvido com materiais recicláveis.    

A atleta Jazmin Sawyers aproveitou para registrar o momento

 Memória

Em agradecimento ao carinho recebido às vésperas de competições tão importantes, a equipe do TEAM GB entregou camisas e bonés que levam o escudo da delegação aos alunos e professores das escolas.

Inspiração

Paul Ford posou com as crianças que participaram do evento

Entre o inglês dos britânicos e o sotaque mineiro, a palavra mais recorrente na manhã de sexta-feira foi ‘inspiração’. De modo consensual, líderes da educação no Estado, atletas e membros da delegação britânica deram ênfase à importância do esporte para inspirar as crianças que ali estiveram e às milhões que assistem os Jogos Olímpicos a praticarem mais esportes e também motivar aquelas que tem o sonho de se tornarem atletas.

A visita das crianças das redes estadual e municipal de Belo Horizonte foi vista com grande entusiasmo por Thomas Nemes, cônsul do Reino Unido em Minas Gerais e por Paul Ford, coordenador da Delegação Britânica que destacaram todo o legado olímpico deixado pela passagem dos atletas britânicos pelo CTE  para inspirar as novas gerações de atletas.  "Essa é a essência do esporte. As Olimpíadas inspiram as pessoas, e as crianças acabam inspirando nossos atletas", contou Paul.

Sonho Olímpico

Igor e Emanuele sob o cuidado da Secretária de Educação, Macaé Evaristo, são os donos de alguns dos cartões mais votados. 

“Sou fã do Usain Bolt e sempre quis conhecer corredores profissionais. Corro lá na rua de casa e sonho um dia participar das Olimpíadas”, contou Igor Felipe de 10 anos. Igor é aluno do quinto ano da Escola Estadual Cabana Pai Tomás e dono de um dos cartões mais votados pela internet.

Assim como outras crianças ali presentes, Igor revelou o sonho de ser um dos futuros atletas da Delegação Brasileira e da equipe de atletismo. A visita ao CTE proporcionou a estas crianças a oportunidade de conhecer um espaço para treinamentos de alto nível e despertar os seus maiores sonhos.

Confira aqui a galeria de fotos do evento