Mestranda da UFMG recruta voluntários para pesquisa com órtese que restaura movimentos da mão e do cotovelo | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Mestranda da UFMG recruta voluntários para pesquisa com órtese que restaura movimentos da mão e do cotovelo

24/08/2016 | 14:36

A terapeuta ocupacional e mestranda da Escola de Engenharia da UFMG, Fernanda Ferreira, está recrutando voluntários para a sua pesquisa, intitulada “Validação de uma órteses robótica para membro superior que restaura movimentos da mão”, sob orientação dos professores Claysson Bruno Santos Vimieiro e Adriana Valladão Novais Van Petten.

A pesquisa é voltada para pessoas que tenham apresentado hemiparesia esquerda – comprometimento motor do braço esquerdo – há pelo menos seis meses, devido a acidente vascular encefálico. A idade permitida para participação é acima 18 anos e os interessados devem entrar em contato pelo telefone (31) 99511-7701 ou pelo e-mail bioengenhariaufmg@hotmail.com.

Desde 2005 em fase de desenvolvimento no Laboratório de Bioengenharia (Labbio) da UFMG, o aparelho está em fase de validação, alcançada por meio de testes do protótipo com pacientes. Segunda a pesquisadora, o aparelho é funcional e busca atingir uma eficiente aplicabilidade.

"Nosso objetivo foi desenvolver um equipamento leve, resistente e de baixo custo, além de facilmente transportável e com capacidade para melhorar a execução das atividades cotidianas dos pacientes", explica Fernanda Ferreira.