Ex-aluno da EEFFTO, Geraldo Delamore lança livro na Escola | EEFFTO - UFMG

Ex-aluno da EEFFTO, Geraldo Delamore lança livro na Escola

26/08/2016 | 16:58

Experiências multifacetadas no futebol rendem bons aprendizados e muita história para contar. Geraldo Delamore, ex-aluno da Escola de Educação Física, Fsioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG, palestrou sobre suas vivências no esporte, nessa quinta, 25 de agosto, na EEFFTO, e lançou o livro “Virando o Jogo: reflexões, conceitos e práticas”.

Confira algumas imagens do evento

“Virando o Jogo: reflexões, conceitos e práticas”

Delamore já atuou como preparador físico, auxiliar técnico e treinador, tendo experiências com futebol profissional e de base. No ano passado, escreveu o artigo “A supervalorização dos sistemas de futebol”, que acabou sendo um impulso para a elaboração do livro.

“Escrevi um primeiro artigo e, conversando com minha esposa, veio a ideia de utilizar os arquivos que tinha guardado de palestras que eu dava em universidades e cursos da CBF. Fiz uma montagem e elaboração do esqueleto do livro e a partir daí fluiu”, relatou o autor.

A ideia de escrever o livro nasceu da inquietação de Delamore sobre alguns assuntos relacionados ao futebol

O livro foi dividido em três categorias: conceitos, reflexões e práticas. Neles, Delamore retratou sistemas de jogo, desafios da montagem e gerenciamento de uma equipe, preparação de atletas em diversos contextos, especificidade de treinamentos, princípios de jogo, entre outras abordagens do universo do futebol. Segundo ele, o livro representa uma uma síntese de saberes para atender a uma variedade de públicos.

“Eu queria que fosse um texto que trouxesse informação, mas que fosse leve. Procurei traduzir numa linguagem mais objetiva, abordando temas que são, em sua maioria, do cotidiano de quem conversa sobre futebol e não necessariamente só de quem trabalha com o tema”, disse o autor.

“Palestra Optando pelo Futebol”

Delamore formou-se em Educação Física pela UFMG, em 1986. Depois de optar pelo futebol, passou por grandes clubes brasileiros como Corinthians, Grêmio, Cruzeiro e Atlético-MG. Trinta anos depois, retorna à instituição para dividir suas experiências com pessoas que vislumbram figurar cenários relacionados ao futebol.

“Voltar para a Escola mexeu comigo. Fiquei surpreso, porque depois de 30 anos, quando cheguei nesse corredor, senti os mesmos aromas da minha época que estudava aqui. Poder passar para essa turma que tem a vontade de vir a participar do futebol de alguma forma, mostrar minhas dificuldades, desafios e realizações é muito prazeroso”, relatou Delamore.

Na palestra, Delamore relembrou algumas inspirações na sua relação com o futebol, citando como exemplo o próprio pai

Na palestra, Delamore dividiu histórias que fizeram parte da construção de sua relação com o futebol. Também contou algumas de suas experiências nas equipes com as quais trabalhou, que fizeram-no entender como o atleta tem muito a ensinar, e como ganhar a gestão da equipe que tem em mãos.

Outro ponto abordado por ele foi a maneira como o futebol priva o profissional de inúmeras situações. As relações com família e amigos, por exemplo, muitas vezes sofrem com a extensa dedicação que o profissional tem que ter quando começa a trabalhar com a modalidade.

Encontro de gerações

O lançamento do livro e a palestra fazem parte de uma série de atividades do UFMG Soccer Science, coordenado pelos professores da EEFFTO, Varley Teoldo Costa e Eduardo Pimenta. O evento possibilitou que diferentes gerações da EEFFTO dialogassem por um motivo em comum:  o futebol.

“É bom quando temos a oportunidade de trazer ex-alunos de novo à Escola. Não só pelo evento científico em si, mas principalmente pelo encontro de pessoas. O que mais me motiva nessas ações do UFMG Soccer Science é fazer com que diversas gerações de alunos da EEFFTO se confraternizem”, relatou Varley.

Varley Costa (esq) e Eduardo Pimenta (dir) trabalharam com Delamore no Cruzeiro, clube onde os professores prestam consultoria em coaching esportivo e fisiologia, respectivamente

O estudante de graduação em Educação Física, Juan Thiago Gomes, começou um estágio há pouco tempo no América-MG e sentiu-se motivado com a palestra. "O futebol é um meio de difícil acesso e poder ouvir relatos de ex-alunos que obtiveram sucesso é motivador", disse Juan.

“A bola não para”

Se no futebol a “bola não para”, a frase dita por Delamore em alguns momentos da palestra é uma boa metáfora da necessária formação continuada de profissionais da área. A construção do livro de Delamore se deu justamente nos momentos em que ele não estava vinculado a algum clube e buscou ainda mais conhecimentos.

Quem também estava no evento para prestigiar o trabalho de Delamore, e falou sobre a importância dessa formação continuada foi o ex-aluno da EEFFTO e atual técnico do América-MG, Enderson Moreira.

"É fundamental que o profissional possa, de alguma forma, ter esse conhecimento contínuo, buscar essas experiências. Às vezes, essas pessoas que estão um pouco distantes do dia-a-dia de trabalho conseguem ter conceitos e ideias muito mais interessantes do que as que estão vivenciando no dia-a-dia”, disse Enderson.

Enderson Moreira (dir) apontou a importância do profissional buscar sempre se tranformar no futebol, com capacitações variadas