III Jornada do Envelhecimento Saudável reúne muita informação e atividades físicas | EEFFTO - UFMG

29/08/2016 | 16:01

Além das costumeiras atividades desenvolvidas durante todo o semestre, os participantes do Projeto Educação Física para a Terceira Idade, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG, tiveram um dia diferente. Isso porque o projeto desenvolveu a III Jornada do Envelhecimento Saudável, evento que buscou a conscientização desses participantes quanto à manutenção de uma melhor qualidade de vida.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

Divididos em 10 grupos, os idosos foram guiados por alunos voluntários ao longo de 10 estações informativas: “Qualidade de Vida”, “Flexibilidade”, “Estresse e Depressão”, “Antropometria”, “Inventário Situacional e TCLE”, “TUG e Força”, “Dança”, “Caminhada”, “Motivação” e “Quedas + Apoio”. Em cada uma delas havia uma outra equipe de alunos, com questionários, testes e muitas informações sobre cada temática.

Essa rotatividade garantiu que os participantes se envolvessem com todas as ofertas propostas. Com atividades práticas como a dança e a caminhada, cada estação proporcionava dicas, avaliações e momentos de interação diferentes entre os alunos e os idosos.

Há cinco anos como integrante do projeto, o mestrando da EEFFTO, Vinicius Gomes de Freitas, apontou para os vários benefícios concedidos aos idosos quando estes passam a fazer parte da equipe, enaltecendo o papel interativo do projeto.

“Esse projeto é essencial, porque além de trabalhar com aptidões físicas como força, capacidade aeróbica e aspectos cognitivos dos idosos, trabalhamos com a parte social também. Então acaba sendo um momento deles socializarem com amigos e com outras gerações, porque os professores são mais novos”, disse Vinicius.

Vinicius Gomes está no projeto desde a época de sua graduação e atualmente é mestrando da pós-graduação em Ciências do Esporte

Com 92 anos e muita disposição, a participante Emilia Coelho Andrade aprovou o evento. “A jornada está muito boa. Hoje já dancei bastante com o pessoal. Muitas coisas são novidades pra mim e eles estão me ajudando com ótimas informações”, analisou Emilia.

Emilia Coelho Andrade se mostrou muito entusiasmada com as atividades propostas pelo projeto

Desde o início do semestre passado no projeto, Emilia ainda pontuou como ele tem sido importante para manter sua saúde, demonstrando muita alegria em poder participar.

“Enquanto eu estiver conseguindo vir para cá, vou vir. Minha saúde melhorou demais. Eu até praticava exercícios antes, mas tinha parado. Quando soube que aqui tinha esse projeto, comecei a vir e não quero mais parar. Estou muito bem e não sinto nada”, completou Emilia.

Quem também elogiou a jornada foi Maria Dirce Pires, que há três anos integra o projeto. “A jornada está sendo muito boa. Cada sala tem questões diferentes e isso é muito bom. O que mais gostei foi a caminhada”, disse a participante. Maria ainda falou sobre como as atividades do projeto melhoraram sua qualidade de vida. “Depois que cheguei aqui, minha saúde melhorou muito. Não sinto mais dores e estou muito disposta. Sentia muito cansaço, mas já melhorou tudo”, disse.

Maria Dirce Pires tem 73 anos e elogiou a atenção que tanto professores quanto alunos têm com os integrantes do projeto

O Projeto Educação Física para a Terceira Idade funciona há 24 anos na EEFFTO e esta é a terceira edição jornada, promovida pela equipe.