NAPq realiza primeiro encontro para mostrar resultados de pesquisas na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

NAPq realiza primeiro encontro para mostrar resultados de pesquisas na EEFFTO

30/09/2016 | 10:00

O primeiro encontro mensal do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG foi realizado na tarde desta quinta-feira, 29 de setembro, no auditório central da EEFFTO. Nesta primeira edição, a professora Christina Danielli Coelho de Morais Faria, do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO, apresentou o estudo “Teste do Esfigmomanômetro Modificado (TEM) para Avaliação da Força Muscular”.

O evento aconteceu no auditório da EEFFTO

Evento ocorreu no auditório da EEFFTO

O processo de pesquisa

De acordo com a professora, a pesquisa durante a graduação ensina muito mais do que só o método científico ao aluno. "O estudante aprende a analisar criticamente a literatura científica, ter um raciocínio mais sistematizado, acessar diferentes bases, entender a importância de um projeto de pesquisa e a apresentar trabalhos científicos em eventos", explica Christina. A professora acrescenta também que o aprendizado é uma troca e que os docentes também aprendem muito com os alunos, o que torna  a experiência enriquecedora para ambos.

Teste do Esfigmomanômetro Modificado (TEM)

A ideia de pesquisar sobre o Teste do Esfigmomanômetro Modificado surgiu da necessidade de se mensurar, de forma objetiva, na prática clinica, a força muscular. Esse é este um dos desfechos mais avaliados pelos profissionais da saúde, como fisioterapeutas e médicos.

Durante a palestra, Christina reforçou a importância de investir e divulgar o uso do TEM. A professora citou três métodos de mensuração da força muscular. O mais comum é o teste manual, que é fácil de ser utilizado e apresenta sua aplicabilidade em determinados contextos, mas limita o processo e o uso dessa avaliação por não oferecer um valor objetivo da força muscular, o que compromete a elaboração de raciocínios clínicos, a identificação de mudanças e a análise de situações futuras do paciente.

Outra possibilidade seria o dinanômetro, um aparelho que permite realizar essa medição de forma mais objetiva, mas o preço elevado inviabiliza o seu uso com maior frequência no país. Uma terceira opção é o uso do TEM, que apresenta inúmeros benefícios e é acessível aos profissionais em países em desenvolvimento, e permite mensurar a força muscular de forma objetiva.

O doutorando Lucas Souza trabalhou durante dois anos no projeto com a professora Christina Coelho e afirmou ter interesse em pesquisar o TEM.

"Havia o interesse de pesquisar se o TEM era adequado e confiável e isso me chamou a atenção. Através dele é possível ter medidas objetivas e isso permite uma avaliação melhor e, consequentemente, conseguimos tratar melhor o individuo", conta Lucas.

Pesquisadores: Poliana, Christina e Lucas

Durante todo o encontro foram discutidos os benefícios do TEM, além de abordar os métodos de uso e apresentar uma avaliação dos posicionamentos utilizados. Ao final, Poliana Benfica, fisioterapeuta e estudante de mestrado em Ciências da Reabilitação da UFMG, demonstrou para os alunos o uso do Esfigmomanômetro, um medidor de pressão sanguínea, e realçou a importância do engajamento em projetos de pesquisas.

"Depois que os alunos se formarem, vão para a prática clínica com o olhar de que é necessário ter medidas objetivas para tudo o que for avaliar", comentou Poliana.

Poliana demonstrando o uso do TEM

A realização desses encontros mensais faz parte de um projeto de extensão, que envolve professores e também abre espaço para a participação da comunidade interna e externa, visando criar um espaço de discussão, divulgação e apresentação dos resultados de pesquisas. Os colegiados da Escola, observando suas regras específicas, vão aceitar o certificado dos alunos que participarem dos encontros e contabilizar créditos no currículo.

Confira a programação dos próximos encontros:

2° encontro

A professora Ana Amélia Cardoso Rodrigues, do Departamento de Terapia Ocupacional da EEFFTO, vai seguir com os trabalhos, apresentando o encontro do mês de outubro. A pesquisa será “Os efeitos da abordagem Cognitive Orientation to Daily Occupational Performance (CO-OP) no desempenho de atividades e participação de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC)”, e o encontro está marcado para o dia 27 de outubro. Em local a ser definido, acontecerá de 17h30 às 19h10, e as inscrições podem ser feitas até o dia 25 de outubro.

3° encontro

O encontro do mês de novembro será com o professor Mauro Heleno Chagas, do Departamento de Esportes da EEFFTO, expondo a pesquisa “Impacto da manipulação da duração da repetição nas respostas eletromiográficas e desempenho de força”. A apresentação será realizada no dia 24 de novembro, podendo ser feitas inscrições até o dia 22. O local ainda não foi definido e o horário será de 17h30 às 19h10.