Parque Aquático do CTE é premiado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Parque Aquático do CTE é premiado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil

07/12/2016 | 15:40

O parque aquático do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE) foi um dos projetos contemplados pela 18ª Premiação de Arquitetura, promovida pela seção mineira do Instituto de Arquitetos do Brasil, que aconteceu no dia 6 de dezembro.

O projeto do parque aquático, que inclui a piscina olímpica, foi criado pelo professor José Eduardo Ferolla, da Escola de Arquitetura da UFMG. A obra, finalizada em 2015, está em pleno funcionamento e foi aprovada pela seleção olímpica e paralímpica britânica, que utilizaram as instalações durante o período de treinamento para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Seleções olímpica e paralímpica da Grã-Bretanha elogiaram a estrutura do parque aquático do CTE

O comitê julgador da premiação justificou a escolha devido à “espacialidade diferenciada” criada pela estrutura metálica que cobre o pavilhão. “A cobertura gera microclima adequado no interior do parque e favorece o isolamento termocústico”, destacou José Eduardo Ferolla. “O projeto e a construção contaram com assessoria fundamental de especialistas da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da Escola de Engenharia e da Escola de Arquitetura da UFMG”.

A estrutura da cobertura do pavilhão e isolamento termocústico na área da piscina foram fatores decisivos na premiação

Segundo o diretor do CTE e professor da EEFFTO, Luciano Prado, a estrutura também possibilita que as propriedades físico-químicas da água sejam mantidas por mais tempo e que os atletas estejam protegidos das variações climáticas, como chuva e sol intenso. “O tratamento e o aquecimento da água são feitos com equipamentos de última geração. Usuários do parque aquático contam também, no mesmo ambiente, com estrutura e atendimento de medicina, fisioterapia, nutrição e psicologia”, acrescenta Prado.

Atletas de alto rendimento, como a nadadora Joanna Maranhão, já treinaram na piscina olímpica

O parque aquático do CTE abriga a única piscina olímpica coberta do estado de Minas Gerais, e foi projetado para sediar competições de alto nível, sendo homologado pelas federações internacionais de esportes aquáticos. O tanque, que possui bordas móveis que possibilitam a prática simultânea de diferentes esportes, é utilizado atualmente por atletas de natação e nado sincronizado vinculados ao projeto de desenvolvimento de esportes de alto rendimento patrocinado pelo Ministério do Esporte, equipes paralímpicas e atletas de seis clubes parceiros de Belo Horizonte. 

 

* Colaboração com Agência de Notícias da UFMG