Evento de Terapia Ocupacional recebe palestrante da Universidade da Dakota do Sul, EUA | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Evento de Terapia Ocupacional recebe palestrante da Universidade da Dakota do Sul, EUA

15/12/2016 | 11:45

Pilares fundamentais da universidade, pesquisa e prática são questões que se confundem constantemente.  Mostrar essa relação tão importante foi a ideia principal para a realização do evento ”Atenção primária em saúde: qualificação técnico-científico em Terapia Ocupacional”, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de dezembro em Belo Horizonte. O encontro foi promovido pela professora Rosângela Santos, do Departamento de Terapia Ocupacional da EEFFTO.

O evento, que contou também com a participação do especialista Franklin Stein, professor da Universidade da Dakota do Sul (EUA) e atuante na área da Terapia Ocupacional há 60 anos, apontou a importância da pesquisa científica atuar em conjunto com a prática clínica. “Esse diálogo é fundamental e deve ser fomentado sempre, porque esse evento é uma ação pontual, onde potencializamos um caminho que já vinha sendo construído" ,  disse a professora Rosângela. 

O palestrante Franklin Stein e a realizadora do evento Rosângela Santos

Durante os três dias de debate e palestras, participaram alunos de graduação e pós-graduação e profissionais da saúde. A terapeuta ocupacional Marcela Braga, profissional do Hospital Risoleta Neves, que recebe os alunos de graduação no programa de estágio, uma parceria entre a UFMG e o programa Pró-Saúde, falou sobre a temática do evento. “A prática, às vezes, supre muito a dificuldade que alguns estudantes têm com a teoria. O aluno consegue buscar aquilo que ele aprendeu na teoria para saber a hora de aplicar na prática”, explicou Marcela.

Recém-formada em Terapia Ocupacional pela UFMG e ex-participante do programa de estágio do Hospital Risoleta Neves, Ludmilla Batista avalia que a participação de alunos em eventos desse porte é fundamental, pois nem sempre a teoria é suficiente para a formação do graduando. “A promoção desse tipo de evento é importante para que os alunos vejam a  correlação de pesquisa e prática”, disse Ludmilla.

A terapeuta ocupacional do Hospital Risoleta Neves Marcela Braga e a recém-formada da EEFFTO Ludmilla Batista

Franklin Stein

Em sua primeira visita à UFMG, o professor Franklin Stein traz uma grande bagagem de conhecimento para compartilhar com os alunos e profissionais. Terapeuta ocupacional com prática clínica e experiência docente, é fundador e editor de periódicos dedicados à área. “De fato, é uma oportunidade única, porque ele é um terapeuta que acompanhou a evolução da Terapia Ocupacional desde a década de 1950, praticamente metade da história da terapia nos Estados Unidos”, elogiou a professora Rosângela.

Com experiência na relação pesquisa-prática, o professor enfatiza a importância da expansão da Terapia Ocupacional no mundo e a relação com os novos profissionais. “A terapia ocupacional está se movendo e crescendo rapidamente como o profissional no mundo. Portanto, cada país é o desenvolvimento que você precisa para a prática de terapia de ocupação para enfatizar”, pontuou Franklin.

Corpo docente do Departamente de TO com o professor norte americano Franklin Stein