Projeto Educação Física para a Terceira Idade realiza palestra sobre longevidade | EEFFTO - UFMG

19/12/2016 | 11:00

Envelhecer é um processo natural da vida humana, mas envelhecer de forma saudável é um caminho a ser percorrido em que são necessários esforços e cuidados específicos. Dedicado a essa questão, o Projeto Educação Física para a Terceira Idade da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG viabiliza a prática de exercícios físicos e a difusão de informações, como o que aconteceu na última sexta-feira, 16 de dezembro.

O Projeto contou com a colaboração do auditor fiscal aposentado Arnaldo Tadeu Guimarães, que palestrou sobre o tema “A revolução da longevidade”. O evento foi realizado na Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG e contou com a presença de professores, alunos e idosos do Projeto.

“Estamos vivendo duas revoluções, a Revolução da Longevidade - vamos viver muito, até os 100 anos ou mais - e também a nova demografia brasileira - a pirâmide está se invertendo, seremos um país de muitos idosos. Essas duas variáveis vão nos afetar no futuro e poucos estão visualizando isso”, destacou Arnaldo Guimarães, mencionando a importância de se falar sobre esse tema.

Arnaldo Guimarães

Há quatro anos, Arnaldo decidiu pesquisar mais sobre a terceira idade, e com o apoio da Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais (Affemg), da qual faz parte, já ministrou essa palestra em Uberlândia, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Divinópolis e, agora, em Belo Horizonte.

Alguns pontos foram abordados na palestra, como o avanço da medicina e as melhorias na qualidade de vida, que vêm possibilitando cada vez mais uma projeção de aumento da população brasileira. Arnaldo também comentou sobre a necessidade de independência dos idosos, como sua inserção no mercado de trabalho e acesso a tecnologias.

"O mercado de trabalho [para idosos] ainda é uma incógnita, principalmente no Brasil, por causa do preconceito. Mas assim que o preconceito for diminuindo, as coisas vão melhorar. Quanto à tecnologia, grandes empresas estão descobrindo que incluir tecnologia acessível para os longevos [novo termo para substituir idosos] é um mercado promissor. Os longevos precisam acompanhar a tecnologia, e só têm a ganhar com  ela”, declarou Arnaldo.

A palestra fez parte da confraternização de fim de ano do Projeto Educação Física para a Terceira Idade da EEFFTO. O mestrando em Ciências do Esporte e um dos coordenadores do projeto, Vinícius Gomes de Freitas, acredita que atividades como essa são importantes para a conscientização a respeito de temas que fazem parte do cotidiano dos idosos, além de serem também uma atividade de lazer. "O Arnaldo é um palestrante que tem também conhecimento sobre investimentos e saúde financeira, então essa atividade serviu para uma troca de experiências e dicas dessa área também'', afirmou Vinícius.

Vinicius (direita), ao lado do coordenador do Projeto, prof. Franco Noce, distribuiu brindes aos participantes

Um show interativo de mágica finalizou a palestra

Os integrantes do Projeto receberam uma cartilha, de autoria de Arnaldo Guimarães

O Projeto Educação Física para a Terceira Idade encerra 2016 com um balanço bastante positivo. Para o ano que vem, em que serão comemorados seus 25 anos, a expectativa é que seja realizado um congresso sobre exercício e envelhecimento, com possível realização no segundo semestre.

Confira o vídeo de encerramento das atividades de 2016 do Projeto